22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Prefeitura de Florianópolis inicia nesta quarta-feira o programa Mutirão de Exames

spot_img

Prefeitura de Florianópolis inicia nesta quarta-feira o programa Mutirão de Exames

spot_imgspot_img

Os primeiros pacientes atendidos serão os que necessitam de exames oftalmológicos e de alto custo e média complexidade.

De acordo com a Diretora de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde, Karin Cristine Geller, a expectativa é de que os 23.210 pacientes na fila de espera por exames sejam atendidos em até seis meses.

Ao todo, 49 centros de saúde e quatro policlínicas municipais (do Centro, Estreito, Fazenda do Rio Tavares e Canasvieiras) e 20 prestadoras de serviços privadas vão participar do Mutirão. As 2.630 pessoas que aguardam exames de alto custo serão os maiores beneficiários do Mutirão, se considerarmos o tempo de espera. Exames de Medicina Nuclear e Densitometria Óssea, cujo tempo médio de espera inicial era de 7 a 8 meses, serão atendidos em, no máximo, dois meses. Ou seja, terão o prazo de atendimento reduzido em quase quatro vezes.

Passarão por uma situação semelhante as 2.690 pessoas que aguardam um Ecocardiograma. Antes do Mutirão, a espera por um exame de média complexidade do tipo era de cerca de 18 meses, e agora ele será realizado num prazo três vezes menor, no máximo.

No Mutirão será investido R$ 1 milhão, sendo os recursos provenientes do Sistema Único de Saúde municipal e verba que seria destinada às Escolas de Samba.

A orientação aos pacientes que estão no aguardo dos exames, incluídos no Sistema Nacional de Regulação pelos postos de saúde da região onde moram, é para que esperem ser chamados para marcar o atendimento. Os pacientes poderão ser contatados tanto por unidades de saúde públicas quanto por prestadoras de serviços privadas já contratadas pela Secretaria Municipal de Saúde

Lançamento

O programa Mutirão de Exames foi lançado pelo prefeito Cesar Souza Júnior no dia 22 de fevereiro, antes ainda do término do segundo mês de governo, dada a urgência em atender aos milhares de moradores que aguardam atendimento imprescindível para o tratamento de saúde.

Tabela das demandas por exames
Exames de Alto custo
Pacientes na fila
Tempo de espera
Ressonância Magnética
450
4 a 5 meses
Medicina Nuclear
630
7 a 8 meses
Densitometria Óssea
1.550
7 a 8 meses
Exames de Média Complexidade
Pacientes na fila
Tempo de espera
Ultrassonografia
5.870
5 a 6 meses
Raio X Simples
3.760
3 meses
Eletrocardiograma
1.970
2 meses
Ecocardiograma
2.690
18 meses
Oftalmologia
Pacientes na fila
Tempo de espera
Consulta Especializada
5.790
8 a 9 meses
Cirurgias de Catarata
500
10 meses
TOTAL
23.210
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img