20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Prefeitura lança nesta quarta-feira o Plano de Ação Florianópolis Sustentável 2015

spot_img

Prefeitura lança nesta quarta-feira o Plano de Ação Florianópolis Sustentável 2015

spot_imgspot_img

A Prefeitura de Florianópolis lança nesta quarta-feira, dia 24, o Plano de Ação Florianópolis Sustentável 2015. A capital é a primeira do Sul do país a merecer a atenção do programa Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), desenvolvido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Trata-se de uma radiografia inédita que mostra, depois de dois anos de estudos, onde a cidade está bem e em quais pontos ela precisa de mudanças. O estudo traça um diagnóstico em áreas essenciais para o desenvolvimento de médio e longo prazo da cidade, assim como um plano de ações integradas com metas e indicadores.

De acordo com a iniciativa, as cidades são selecionadas com critérios que levam em conta o crescimento econômico acima da média nacional, população entre 100 mil e 2 milhões de habitantes, além de outros pontos relacionados à qualidade de vida e ao potencial de integração regional. Florianópolis é a terceira capital do país a lançar esse tipo de estudo: as primeiras foram Vitória (ES) e João Pessoa (PB).

Escudo de proteção

O estudo é entregue à cidade como um antídoto contra a degradação do município. A metodologia parte da elaboração de um diagnóstico de 121 indicadores agrupados em 23 temas e divididos em três grandes dimensões de sustentabilidade.

Em Florianópolis, sete áreas temáticas foram identificadas como críticas a partir da metodologia do estudo: mobilidade urbana, gestão integrada do saneamento básico, uso do solo e ordenamento territorial, vulnerabilidade a desastres naturais/mudanças climáticas e gestão pública moderna.

Para Daniela Carrera, representante do BID, com o estudo Florianópolis passa a representar a região Sul como Cidade Emergente Sustentável. “Florianópolis é a terceira cidade a lançar seu Plano de Ação. Esperamos que o governo e a sociedade de Florianópolis se apropriem deste trabalho exitoso e busquem, juntos, concretizar as ações previstas”, frisou.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img