19.7 C
fpolis
quarta-feira, abril 17, 2024
Cinesystem

Prefeitura lança programa para educação de adultos

spot_img

Prefeitura lança programa para educação de adultos

spot_imgspot_img

A Prefeitura de Florianópolis lançou nesta segunda-feira, 4, uma campanha que tem como foco principal os quase oito mil pais ou responsáveis pelos alunos da rede municipal de ensino que não terminaram o Ensino Fundamental.

Para tentar reverter o quadro, o prefeito Cesar Souza Júnior e o Secretário de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz assinaram pela manhã uma carta que será encaminhada às famílias que se encontram nessa situação.

O apelo é para que a população procure a escola municipal mais próxima da sua casa para se matricular no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que aceita inscrições de pessoas a partir de 15 anos. Há um telefone para tirar dúvidas: (48) 3251-6102.

A carta foi assinada durante a primeira reunião do ano de diretores de estabelecimentos de ensino ligados à Prefeitura, em Ingleses, na nova escola básica municipal Herondina Medeiros Zeferino.

Contexto

Florianópolis é a capital com menor índice de analfabetismo e o trigésimo segundo município do país nessa condição. Pelo Censo 2010, do Instituto de Geografia e Estatística, IBGE, a cidade tem a taxa de 2,09%. Pelo desempenho, já havia ganhado em 2007 o selo do governo federal de Cidade Livre de Analfabetismo.

É de 7 mil 953 pessoas a soma de pais e responsáveis pelos estudantes da rede municipal de ensino que não concluíram o ensino fundamental. As mães estão em maior número, 4.067, contra 3.171 pais e 715 responsáveis pelas crianças, universo formado principalmente por tios e avós.

Os analfabetos chegam a 175. A maioria é integrada pelos homens, 87, que são seguidos por 59 responsáveis e 29 mulheres. É considerado analfabeto quem não possui domínio da leitura, escrita, dos números e das operações matemáticas.

Núcleos da EJA

Existem nove núcleos de Educação de Jovens e Adultos espalhados por diversas localidades da cidade. Há na Ilha no Centro, Norte, Leste, bem como no Continente.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img