18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Prefeitura monta equipe para atendimento a denúncias sobre criadouros do mosquito da dengue

spot_img

Prefeitura monta equipe para atendimento a denúncias sobre criadouros do mosquito da dengue

spot_imgspot_img

Uma equipe exclusiva para atendimento a denúncias sobre criadouros do mosquito transmissor da dengue foi destacada pelo Centro de Controle de Zoonoses de Florianópolis para agilizar a análise e o combate aos focos do Aedes aegypti.

A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde é o canal de comunicação da população para denunciar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. Os telefones são (48) 3239-1537 ou 3239-1569. Há também um espaço da ouvidoria para denúncia on-line, na página da Secretaria de Saúde (www.pmf.sc.gov.br/entidades/saude).

As denúncias são encaminhadas ao Programa de Combate à Dengue, que faz o trabalho de análise e contenção dos possíveis focos. Em média, levam sete dias para a resposta sobre a reclamação.

Em média, são recebidas atualmente 15 denúncias por semana por meio da Ouvidoria da Prefeitura e do Sistema de Informação em Vigilância Sanitária. Esse número aumentou cerca de 300% desde a metade do ano.

Essa é mais uma das ações que envolvem as principais secretarias municipais e a Comcap na luta para evitar que uma epidemia de dengue se instale em Florianópolis. O Município iniciou, também, uma grande campanha, envolvendo a população, associações de bairro e de classe, escolas e creches e todas as equipes de fiscalização da Prefeitura.

Apenas neste ano, o Estado de Santa Catarina registrou cerca de 3,3 mil casos da doença, a grande maioria no município de Itajaí. A capital catarinense segue sem registros de contaminação dentro do próprio território. Desde o começo do ano, foram encontrados 227 focos, sendo 185 no Continente, 28 no Norte, cinco no Centro e nove no Leste.

Uma das explicações para o maior número de focos na área continental é a grande quantidade de ferros velhos, borracharias e áreas com acúmulo de lixo e entulhos. Além disso, há um maior fluxo diário de veículos de carga provenientes de cidades que convivem com a doença.

“A chance de termos o primeiro caso de transmissão de dengue na cidade é muito alta porque tivemos inverno fraco, período de chuvas prolongado e uma epidemia da doença em Itajaí, muito próxima a nós. O histórico da dengue em todo o País nos mostra que o poder público, sozinho, não é capaz de afastar a epidemia. A população também é responsável por eliminar os focos do mosquito”, afirma o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior.

 

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img