20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Prefeitura recupera área central e apoia catadores

spot_img

Prefeitura recupera área central e apoia catadores

spot_imgspot_img

O presidente da Comcap, Ronaldo Freire, informa que, em atenção ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público e assinado pela Prefeitura e Associação dos Coletores de Materiais do Centro (ACMR), a companhia concretizou a transferência do ponto irregular de triagem no Aterro da Baía Sul para galpão adequado no Itacorubi.

A área ocupada há mais de dois anos no Aterro da Baía Sul está, portanto, totalmente limpa. Foram retiradas cerca de 50 toneladas de rejeitos do local.

_ Conseguimos recuperar a área, atendendo a pedido do prefeito e a uma cobrança da sociedade para que o espaço seja revitalizado e reurbanizado _ afirma Freire.

Para alojar as atividades de triagem no Centro de Transbordo de Resíduos Sólidos (CTReS), no Itacorubi, a Comcap mais do que dobrou a área construída disponível à ACMR – de 513 metros quadrados para 1.139 metros quadrados. Também acrescentou à estrutura área para refeitório, sanitários, escritório e área para intervalo intrajornada. Somando a área externa, o município disponibiliza para as atividades da ACMR um total de 5.310 metros quadrados. Hoje, mais de 60 pessoas estão trabalhando no local.

A Comcap, além do que, assumiu a coleta de materiais recicláveis no Centro depois que a ACMR formalizou a desistência da atividade ao Ministério Público. Responsável também pelo transporte do material coletado, a Comcap já forneceu sem qualquer custo mais de 150 toneladas de materiais recicláveis à ACMR, desde o início do mês.

De acordo com o presidente, a Comcap também desenvolve parcerias com o Instituto de Geração de Oportunidades (Igeof), com a Fundação Banco do Brasil e o Projeto CataBem para dar suporte na logística da triagem, que é de responsabilidade da ACMR.

_ O grupo estava acostumado a coletar, separar e comercializar não mais do que dois ou três tipos de materiais, basicamente papel e papelão. Como a Comcap fornece material misto, de toda a coleta seletiva, a ACMR terá de desenvolver novas técnicas para triar e comercializar outras categorias de material como vidro, plástico e metal.

Providências futuras

Para dar conta da coleta do Centro, assim como da ampliação da coleta seletiva em mais de 100 ruas do Norte e do Sul da Ilha, informa o presidente, a Comcap programa incrementar a equipe de trabalho. Para isso, estuda a contratação de novos empregados, já selecionados em concurso público realizado no ano passado.

A Companhia também vai acompanhar a formação de corpo técnico multidisciplinar na Prefeitura para seguir monitorando e apoiando a ação dos catadores na cidade.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img