24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Corredor exclusivo para ônibus do Sul da Ilha começa nesta sexta-feira, 27

spot_img

Corredor exclusivo para ônibus do Sul da Ilha começa nesta sexta-feira, 27

spot_imgspot_img

Nessa sexta-feira, 27, a Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais da Capital começa a testar um corredor exclusivo para os ônibus que circulam pela Via Expressa Sul, sentido Centro-Bairros, que poderá representar um ganho de tempo de até 30 minutos para quem estivar voltando pra casa. Das 17 às 20 horas os ônibus vão circular na contramão no trecho entre o segundo semáforo da Via Expressa (Trevo da Ferradura) até o sinal com a Costeira do Pirajubaé, sentido Centro-Sul da Ilha. Já o trânsito da SC-405 será desviado para a avenida Jorge Lacerda, com os motoristas acessando a Via Expressa no semáforo do Trevo da Ferradura.

Toda a operação vai contar com o trabalho dos policiais da Polícia Militar Rodoviária, que controlarão o desvio da Via Expressa, e com a Guarda Municipal de Florianópolis na orientação dos motoristas oriundos do Sul da Ilha. Os policiais rodoviários também estarão presentes no semáforo da Costeira com a Via Expressa Sul e vão priorizar a passagem dos ônibus. A medida tem como objetivo facilitar a volta para casa dos moradores do Sul da Ilha, que ganharão entre 25 e 30 minutos, e fazem parte de uma série de intervenções em sintonia com a vontade política do governo Dário Berger.

Nessa fase de teste o corredor exclusivo será para as linhas que passam pela Via Expressa e deve favorecer diretamente mais de 7 mil usuários no horário de pico (17 às 20 horas), mas a secretaria já estuda ampliar a faixa exclusiva também para os ônibus que trafegam pela Costeira. Dependendo dos resultados da operação poderão também ser remanejados os itinerários da Costeira para o corredor exclusivo e criada uma linha circular entre o Saco dos Limões e a Costeira do Pirajubaé para atender os moradores dessas localidades.

A utilização de corredores exclusivos para ônibus no horário de pico já vem sendo testada pela Prefeitura, que implantou o sistema na saída do TICEN até o acesso para a ponte Colombo Salles. No local foi criada uma faixa exclusiva para o transporte urbano entre as 17 e 19h30m, que vem facilitando a chegada dos ônibus ao Continente. A medida teve ampla aceitação dos condutores e passageiros e deverá ser colocada em prática, além do entorno do Trevo da Seta, na avenidas Mauro Ramos e no trecho final da Beira-mar Norte.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img