18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Prefeitura contabiliza pelo menos dois deslizamentos em Florianópolis

spot_img

Prefeitura contabiliza pelo menos dois deslizamentos em Florianópolis

spot_imgspot_img

As chuvas fortes e incessantes que caíram em toda a região da Grande Florianópolis provocaram estragos e transtornos em diversos locais da Capital. Desde cedo monitorando as ocorrências, o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, esteve em comunidades do Maciço do Morro da Cruz para acompanhar os casos notificados pelas equipes de atendimento.

A ocorrência mais grave foi registrada na Queimada, onde um muro caiu sobre uma casa de madeira que ficava abaixo do nível da rua. A moradia desmoronou parcialmente, deslizou no terreno e tombou sobre parte de uma segunda casa. A moradora, Alcione Jacinto, foi socorrida pelo vizinho que conseguiu retirá-la por uma janela, e agora está abrigada na casa da filha, Karina, que também mora na comunidade.

Em conversa com o chefe de departamento da Defesa Civil, Marcos Roberto Leal, que estava no local atendendo o chamado, o secretário foi informado que muro será totalmente demolido, e a casa desmontada. “Vamos tirar todo o entulho e limpar o terreno. O problema aqui foi o muro, que era muito antigo e não resistiu à grande quantidade de água que caiu em pouco tempo”, explicou Leal.

Karina e a irmã, Nair, que também mora na Queimada, contaram que vão contar com a ajuda dos vizinhos e das equipes de socorro para recuperar o que puder ser retirado da casa. “O resto a gente decide depois, pois o importante é que nossa mãe está bem”, disse Nair.

Mais deslizamentos

Antes de ir à Queimada o secretário havia estado na Caeira, onde às 5h30 da manhã um deslizamento interrompeu o acesso à residência de Ilda Paludo, soterrou o carro de um vizinho que estava em uma garagem e obstruiu parte da rua.

Segundo a moradora, a sua residência não foi atingida, mas sem possibilidades de passar pelo portão, ela e a filha de 15 anos pularam o muro e foram para a casa de vizinhos. “É que deu medo, e pensei primeiro na segurança da minha filha”, contou.

O secretário explicou que é necessário que o tempo melhore para que seja possível remover o material que deslizou. “O terreno está muito instável, e há uma construção abandonada no alto que pode vir abaixo caso haja deslocamento de material, o que pode provocar estragos ainda maiores. Vamos desobstruir a rua para permitir o acesso de carros e viaturas, mas nossa prioridade é a segurança das pessoas. Felizmente a previsão aponta para uma melhora no tempo, e isso vai facilitar o trabalho das equipes”, afirmou Zancanaro, explicando que durante toda a sexta-feira as equipes estarão realizando vistorias e monitorando a região do Maciço.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img