21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Prefeitura tentará apoio federal para projeto de ampliação da Via Expressa em Florianópolis

spot_img

Prefeitura tentará apoio federal para projeto de ampliação da Via Expressa em Florianópolis

spot_imgspot_img

O prefeito Cesar Souza Jr. vai aproveitar a visita da Presidente da República, Dilma Rousseff, a Florianópolis, no dia 17 de outubro, para buscar seu apoio ao projeto de ampliação da capacidade da Via Expressa. O projeto básico em fase final de elaboração foi apresentado na tarde desta quinta-feira, 9, pela Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Santa Catarina (DNIT/SC) aos prefeitos de Florianópolis e de São José, Adeliana Dal Pont. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.

Na ocasião, o prefeito comprometeu-se a tomar as providências cabíveis para oficializar a anuência da Prefeitura Municipal quanto ao uso e ocupação do solo. A medida visa a respaldar o pedido de licença ambiental para a realização do projeto que o DNIT/SC fará junto à Fundação do Meio Ambiente (FATMA) nos próximos dias, para que possa realizar audiências públicas em Florianópolis e São José.

O órgão federal também trabalha com a previsão de dispor do projeto executivo até o mês de dezembro e de poder licitar a obra, orçada em torno de R$ 500 milhões, no primeiro trimestre de 2015.

Quadruplicação

Já entre as soluções projetadas para melhorar a mobilidade urbana da Via Expressa, pela qual passam 120 mil veículos por dia, estão ampliá-la de modo que contemple, em cada um dos sentidos, separados por um canteiro central: três faixas para veículos ladeadas de faixas de acostamento (que futuramente podem assegurar uma quarta faixa para veículos) e uma faixa exclusiva para ônibus. Além disso, está prevista uma via lateral expressa também separada da faixa de acostamento por canteiro, por sua vez ladeado de passeio para pedestre, ciclovia e faixa para dutos (serviços públicos).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img