20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Prefeitura pretende revitalizar Carnaval de Rua de Florianópolis

spot_img

Prefeitura pretende revitalizar Carnaval de Rua de Florianópolis

spot_imgspot_img

Comissão Permanente do Carnaval (Coperca), presidida pelo Secretário Executivo de Turismo, Homero Gomes, iniciou os trabalhos de planejamento para a folia em 2011

A recém-nomeada Comissão Permanente de Carnaval (Coperca) deve propor ações para revitalizar a folia nas ruas de Florianópolis em 2011, dando especial atenção à recuperação da identidade cultural da maior festa popular da cidade. O assunto dominou a reunião convocada pelo Secretário Executivo de Turismo, Homero Gomes, na noite de segunda-feira (20/09), no início dos trabalhos de planejamento com a equipe nomeada pelo prefeito Dário Berger. O encontro contou com a presença dos presidentes da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis, Zeca Machado, e da Protegidos da Princesa, Moacyr Gomes.

Organizada anualmente para preparar o Carnaval, a Coperca traz este ano como novidade a composição mista entre poder público e comunidade. “O prefeito Dário Berger abriu a possibilidade de compor essa comissão com pessoas da cidade sem vinculação com a prefeitura, mas que conhecem profundamente o Carnaval. Esperamos com isso poder avançar mais e errar menos”, disse Homero Gomes ao dar boas vindas à nova equipe.

Identidade cultural

De acordo com o Secretário Executivo da Setur e presidente da Comissão de Carnaval, o projeto para 2011 prioriza três metas: o desenho de uma proposta que aponte caminhos para a sustentabilidade econômica do evento; a revitalização do Carnaval de Rua identificado com a cultura local; e a recuperação da credibilidade dessa festa popular para que Florianópolis volte a ter o merecido destaque no cenário nacional. “Teremos atribuições complexas e de extrema importância, que vão demandar transparência na divulgação e legalidade na execução para obtermos a credibilidade desejada”, ressaltou Homero Gomes.

Entre os segmentos em pauta no projeto para o Carnaval 2011, o desfile oficial das escolas de samba aparece como um dos produtos atrativos que precisa ser fortalecido, assim como o Carnaval de Rua. Outros eventos relacionados à folia momesca também vão merecer atenção especial como o Pop Gay, o Concurso da Rainha do Carnaval, a Festa do Berbigão do Boca e a folia nas comunidades do interior da Ilha de Santa Catarina e na região continental.

O plano de marketing do Carnaval 2011 já está sendo elaborado pela prefeitura e até 20 de outubro o projeto para captação de recursos via leis de incentivo estará formatado. Nesse período, a Coperca terá finalizado uma proposta preliminar de programação para o evento. As reuniões presenciais da comissão ocorrerão quinzenalmente até dezembro, e serão intensificadas conforme a demanda de atividades.

Os representantes da comunidade carnavalesca participarão da equipe de planejamento como voluntários. É o caso do mestre-sala Wilmar Pereira Filho, o Mazinho, que atua há mais de três décadas no Carnaval de Florianópolis. “Fiquei muito feliz com o convite. Essa é a primeira vez que vejo gente que faz o Carnaval e que realmente gosta do Carnaval trabalhando na organização”, comentou.

A Coperca é presidida pelo Secretário Executivo de Turismo, Homero Gomes, e tem como representantes do poder público Fenélon Damiani (Secretaria Executiva de Comunicação), Salomão Mattos Sobrinho (Secretaria Executiva de Serviços Públicos), Nelson Bittencourt (Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental), Tiago Silva (PROCON), Osvaldo Meira Júnior (IGEOF), Evandro Oliveira e José Nicodemo Ribeiro (Setur), e Dieve Oehme (Fundação Franklin Cascaes). Pela comunidade carnavalesca integram a equipe Marco Silveira (Marquinho do Cavaco), Wilmar Pereira Filho (Mazinho), Marja Nunes, Sandro Roberto de Oliveira e Nivaldo Machado Filho (Nivaldinho).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img