22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Premiado compositor Ronaldo Miranda faz conferência no CEART

spot_img

Premiado compositor Ronaldo Miranda faz conferência no CEART

spot_imgspot_img

O compositor Ronaldo Miranda visita o CEART nos dias 27 e 28 de novembro a convite do Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS) do CEART/UDESC. Na ocasião, o músico, além de atender a banca de mestrado da aluna Ana Paula São Thiago, ministra aula de Música de Câmara para alunos do PPGMUS e realiza conferência sob o título de “Encontro com Ronaldo Miranda – o compositor fala sobre sua obra”.

A conferência, aberta à comunidade, está marcada para o dia 27, às 17h30 no Auditório do Departamento de Música CEART-UDESC.No dia seguinte, às 8h30, Ronaldo ministra aula prática de Repertório Camerístico a alunos do curso de mestrado, na qual os mestrandos tocam obras predominantemente brasileiras e contemporâneas, comentadas na sequência pelo compositor. E finalmente, às 20h00, atende a banca do Recital de Mestrado de Ana Paula São Thiago, mestranda pelo PPGMUS – CEART/UDESC.

Ronaldo Miranda nasceu no Rio de Janeiro, em 1948. Estudou Composição e Piano na Escola de Música da UFRJ. Começou sua carreira como crítico de música do Jornal do Brasil, e intensificou o seu trabalho como compositor a partir de 1977. Em 1978, foi selecionado para representar o Brasil na Tribuna Internacional de Compositores da Unesco, em Paris. A Associação de Críticos de Arte de São Paulo (APCA) considerou suas Variações Sinfônicas a melhor obra orquestral de 1982. Participou de importantes festivais internacionais : o World Music Days, em Aarhus, Dinamarca (1983); a X Bienal de Música de Berlim (1985); o World Music Days, em Budapeste, Hungria (1986); o Aspekte Festival, em Salzburgo, Áustria (1992); e a série Musiques del nostre Temps, em Palma de Mallorca, Espanha (1992).

Em setembro de 2001, recebeu da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo o Troféu Carlos Gomes, como melhor compositor do ano. Atualmente, é Professor de Composição do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img