23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Prêmio Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte 2010 é lançado

spot_img

Prêmio Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte 2010 é lançado

spot_imgspot_img

Objetivo ca competição é homenagear os destaques esportivos catarinenses do ano em seis modalidades

28/.09/2010 – Foi aberta nesta segunda-feira (27) a votação on-line do Prêmio Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte para eleger os atletas e as entidades catarinenses que se destacaram durante o ano. O lançamento oficial da 3ª edição do troféu foi feito durante uma coletiva de imprensa, no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL).

O evento contou com a presença do secretário Valdir Walendowsky; do presidente da Fundação Catarinense de Esporte, Pedro Lopes; do Consultor de Relações com o Mercado da SOL, Joceli de Souza; de Alice e Rafael Kuerten, representando o Instituto Guga Kuerten (IGK) e o tenista; e Samuel Linhares, presidente da Associação das Federações Desportivas do Estado de Santa Catarina (AFESC).

O Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte tem o objetivo de homenagear os destaques esportivos catarinenses do ano em seis modalidades: melhor atleta; atleta-revelação; melhor entidade esportiva; incluindo federação, clube, academia ou escola; melhor técnico esportivo; melhor equipe e melhor para-atleta, sendo esta inclusão de categoria uma das novidades desta edição.

Além da inserção da nova categoria, a outra alteração realizada foi no nome do prêmio, do qual foi retirado o termo “olímpico”. Desta forma, contemplará todas as modalidades esportivas, como, por exemplo, o futsal, o xadrez e o surfe, que não são disputados nas Olimpíadas. “Nada mais justo do que colocar todos os esportes nesse prêmio, abrindo a possibilidade de qualquer atleta ganhá-lo. Esse troféu vai engrandecer aqueles que vivem o esporte e reverenciar em vida o Guga, um expoente que Santa Catarina tem o privilégio de ter, para que possa alimentar as esperanças de muitas pessoas no futuro”, disse o secretário.

“Gostaria que esse prêmio fosse uma motivação aos esportistas, e que mostrasse que, como o Guga, eles podem ser excelentes atletas sem sair de Santa Catarina, se dedicando ao esporte com muita perseverança e disciplina”, falou Alice Kuerten, que também agradeceu pela homenagem prestada a seu filho. Segundo Rafael Kuerten, “o ponto principal dessa premiação é que a história do Gustavo sirva como exemplo para todos os atletas, que seja uma inspiração, pois ele não parou no seu limite, nem mesmo na dor”.

A escolha dos agraciados será feita em duas etapas. Primeiramente, através de votação popular e aberta feita pela Internet em cada uma das seis modalidades nos sites da Secretaria, do Conselho, da Fesporte e de federações esportivas estaduais. O desenvolvimento do sistema de votação online foi feito por técnicos do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC) e possibilita apenas um voto por pessoa, a partir da vinculação do número do CPF.

O prazo para votação iniciará nesta segunda-feira (27) e terminará à meia-noite do dia 21 de novembro. Em seguida, a lista dos três nomes mais bem votados em cada categoria será entregue ao Conselho Estadual de Esporte, que elegerá os premiados por votação secreta.

A entrega dos troféus será realizada na última semana do mês de novembro, em sessão solene do Conselho Estadual de Esporte, com presença do governador do Estado e de outras autoridades. Também deverá participar da cerimônia o tenista Gustavo Kuerten, maior ídolo do esporte catarinense que empresta seu nome à honraria.

A premiação instituída pelo Governo do Estado em 2008 recebe apoio do Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte) e é uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, do Conselho Estadual de Esporte e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img