19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Presença de estrangeiros cresce 7%

spot_img

Presença de estrangeiros cresce 7%

spot_imgspot_img

Cerca de 545 mil visitaram o Estado, segundo pesquisa do ministério

Um dos principais destinos turísticos do país, Santa Catarina já contabiliza os primeiros números positivos da temporada.

Mesmo com a crise financeira internacional e com as enchentes que castigaram importantes cartões postais catarinenses, a movimentação de visitantes estrangeiros no Estado cresceu 7% nos dois primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o levantamento nacional divulgado ontem pelo Ministério do Turismo, pelo menos 545 mil estrangeiros – a maioria argentinos – passaram pelo Estado. Em 2008, esse número não superou os 509 mil visitantes. O aumento na presença de turistas chilenos, atraídos por conta da crise financeira, contribuiu.

A taxa de ocupação dos hotéis catarinenses ficou em 85% da capacidade, índice semelhante ao registrado nos dois primeiros meses do ano passado. A desvalorização do real frente ao dólar foi o principal responsável pelo bom desempenho.

– Com a moeda americana mais cara, ficou mais barato passar as férias no Brasil – avalia o ministro do Turismo, Luiz Barreto.

Para o diretor-geral da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Guilberto Savedra, a maior presença de argentinos e chilenos acabou salvando a temporada catarinense. Segundo ele, a presença desses turistas compensou a redução no número de visitantes nacionais, que acabaram afastados do Estado por conta dos estragos provocados pelas chuvas.

(Robson Bonin, DC, 03/02/2009)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img