23 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Previsão para SC é de chuva forte com risco de inundações, rajadas fortes de vento e mar agitado

spot_img

Previsão para SC é de chuva forte com risco de inundações, rajadas fortes de vento e mar agitado

spot_imgspot_img

Mensagem divulgada pela Defesa Civil de Santa Catarina na tarde desta terça-feira, 30.

Confira na íntegra:

"AVISO METEOROLÓGICO E MARÍTIMO

Atualização: 30/05/2017 às 16h00min

Nesta terça e quarta-feira (30 e 31/05), a passagem de um ciclone do Oeste para o litoral de SC, provoca chuva persistente no Estado.

Na terça (30/05), o acumulado de chuva pode chegar a 60 mm a 80 mm especialmente no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul de SC.

Na quarta (31/05), pode chegar a 80 mm e 100 mm em todas as regiões.

Na quinta-feira (01/06), a chuva persiste no Sul do Estado, com acumulado que pode chegar a 50 mm e 70 mm.

Entre a tarde de quarta (31/05) e manhã de sexta-feira (02/06), são esperadas rajadas de vento Sul que podem chegar a 50 a 70 km/h no Litoral de SC, devido à intensificação do ciclone próximo da costa catarinense.

Nos dias 31/05 a 02/06 a maré alta deve provocar alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Os alagamentos serão provocados pelos seguintes fatores: agitação marítima (ondas de 2.0 a 2.5 m), influência da maré, ventos do quadrante sul, nos dias 01 e 02/06, e chuvas fortes e contínuas ocorridas no estado. Recomenda-se atenção nos locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros.

Confirmando-se as previsões meteorológicas e maregráficas, poderemos ter problemas de alagamentos nas vias públicas nos municípios onde sofrem influência da maré.

Devido à chuva prevista, as condições hidráulicas dos rios estarão prejudicadas para escoar o excesso hídrico. Caso os valores chuva superem em muito os 100 mm previstos, poderemos ter inundações em algumas bacias e complexos hidrológicos como: Rio Chapecó, Rio Jacutinga, Rio dos Queimados – Concórdia, Rio do Peixe, Rio Canoas, Rio Araranguá, Rio Urussanga, Rio Tubarão, Rio Cubatão do Sul, Rio Biguaçú, Rio Tijucas, Rio Camboriú, Alto e Baixo Vale do Itajaí, Rio Itapocú e Rio Cubatão em Joinville.

Recomendamos acompanhar o monitoramento hidrológico na página da Epagri/Ciram no item Rios On Line.

Equipe: Epagri/Ciram

Laura Rodrigues / Erikson de Oliveira – Meteorologistas
Argeu Vanz – Oceanólogo
Guilherme Miranda – Hidrólogo"

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img