22 C
fpolis
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Problemas na coluna: diminuindo a dor com pequenas mudanças

spot_img

Problemas na coluna: diminuindo a dor com pequenas mudanças

spot_imgspot_img

Confira dicas de dia a dia para aliviar as dores na coluna

As dores na coluna acompanham a maioria dos brasileiros. De forma pontual, recorrente ou crônica, as dores na coluna prejudicam a qualidade de vida de muitas pessoas. Por ser uma estrutura essencial para o funcionamento do corpo, as dores na coluna podem causar incômodos graves com a limitação de movimentos simples do dia a dia.

E além de avaliar a possibilidade de cirurgia e a fisioterapia para tratar as dores, é possível aliviar o problema com pequenas mudanças no cotidiano. Aqui, vamos te mostrar como diminuir as dores na coluna com dicas simples como usar um pillow top para acordar com menos dor até corrigir a postura.

Quais são as principais causas de dores na coluna?

As dores na coluna são multifatoriais, ou seja, podem ser causadas por diversos fatores ou um conjunto deles. Confira quais são as principais causas das dores na coluna:

Má postura

A má postura é uma das principais causas de problemas na coluna. Realizar as atividades do dia a dia com uma postura errada acaba favorecendo o surgimento de dores musculares e articulares na região da coluna, tanto na lombar quanto na cervical e até mesmo na região do pescoço.

Atividades repetitivas

As atividades repetitivas diárias também favorecem os problemas na coluna. Então, pessoas que passam muito tempo sentadas ou realizam tarefas simples, mas repetitivas, como digitar, carregar peso, entre outros, têm mais facilidade para sentir dores na coluna. Essas atividades geram compensações no corpo e isso alimenta o surgimento dos problemas.

Sedentarismo

Uma pesquisa do Sesi (Serviço Social da Indústria) mostra que 52% dos brasileiros não fazem nenhum tipo de atividade física. A falta de exercícios no dia a dia faz muitas pessoas caírem no sedentarismo e isso favorece o surgimento de problemas na coluna. Manter o corpo em movimento é essencial para a nossa saúde e quando isso não acontece, a tendência é que surjam inúmeros problemas.

Como aliviar as dores na coluna no dia a dia?

Existem diversas ações simples no dia a dia que são muito eficazes para aliviar as dores. Vale lembrar que fazer as atividades é importante, mas é crucial buscar ajuda profissional para combater o problema. Confira abaixo as nossas dicas para aliviar os problemas na coluna:

Faça compressas no local

As compressas de água quente, morna ou fria são ótimas opções para aliviar as dores na coluna. Isso porque elas ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo no local, promovendo a analgesia, gerando um conforto maior no local da dor.

Corrija a postura

A correção da postura é fundamental para diminuir as dores na coluna. Então, busque adotar uma postura mais correta. E o melhor para conseguir corrigir a postura é ter acompanhamento profissional. Procure um fisioterapeuta para realizar um trabalho focado na criação de consciência corporal para melhorar a postura.

Use anti-inflamatórios

Em casos de dor com maior intensidade, uma boa saída é recorrer ao uso de medicamentos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, por exemplo. Esses remédios possuem efeito quase imediato para o alívio de dores mais intensas no dia a dia.

Use o travesseiro adequado

O travesseiro é um grande aliado para diminuir as dores na coluna. Ter mais conforto para dormir também é uma forma de aliviar os problemas nessa área. Para isso, é importante comprar um travesseiro adequado que ajude a manter a sua coluna ereta ao dormir, diminuindo a compressão das vértebras e, assim, aliviando as dores.

Faça exercícios físicos

O corpo em movimento significa saúde. Uma das principais causas dos problemas na coluna é o sedentarismo. Portanto, movimente-se no dia a dia! Faça exercícios físicos com regularidade, procure atividades de baixa intensidade para começar a se movimentar e criar o hábito de se exercitar no dia a dia.

Pratique o alongamento no dia a dia

Os exercícios de alongamento para as costas são ótimas opções para aliviar e trazer mais qualidade de vida na nossa rotina. O alongamento ajuda a esticar os músculos e articulações, dando mais suporte para a realização das atividades diárias com menos dor.

Com as nossas dicas, você pode começar a tratar os problemas da coluna no seu dia a dia. As dores na coluna podem diminuir a qualidade de vida e gerar quadros complexos de saúde. Por isso, é importante estar sempre atento às dores e cuidar para que os problemas não se agravem e sejam tratados de forma correta.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais