17.2 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Procura de homens por procedimentos estéticos cresce 30% 

spot_img

Procura de homens por procedimentos estéticos cresce 30% 

spot_imgspot_img


A busca, no entanto, ainda tem potencial de aumentar. Segundo médica catarinense, ainda há tabus e preconceitos a superar, além de dúvidas mais comuns entre o público masculino

A procura de procedimentos estéticos por homens tem crescido consideravelmente no Brasil. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apontou que, ao se tratar de procedimentos dermatológicos, de estética capilar e cuidados com o corpo, este número já cresceu 30% nos últimos cinco anos. No consultório da médica cirurgiã-geral, pós-graduada em Dermatologia, Cosmiatria e Laser e especialista em procedimentos faciais Carol Berger, de Florianópolis, o número de homens já corresponde a 28% do total de pacientes – um aumento de 40% em comparação ao mês de abril do ano anterior.


A médica Carol Berger e o paciente João Bossle

Segundo a médica, a aplicação de toxina botulínica, tratamentos a laser para manchas e olheiras, além de tratamentos capilares, estão entre os procedimentos mais buscados pelos homens no consultório. A procura, no entanto, ainda tem potencial de crescer. De acordo com Carol, ainda existe o preconceito de que cuidar da beleza “não é coisa de homem”. “O estigma de que homens não devem se cuidar ainda permanece. Outro agravante, por exemplo, é o fato de muitos ainda terem vergonha de frequentar ambientes majoritariamente femininos”, explica.


Para a especialista, entretanto, estes tabus precisam acabar, sobretudo porque a busca pelos procedimentos vai muito além da beleza, implicando também em questões de bem-estar, autoestima e saúde. “Muitos homens acreditam que tratar a pele é uma futilidade. Além dos procedimentos para gerenciar o envelhecimento, estar atento às lesões e manchas de pele é muito importante. Em relação à queda capilar, por exemplo, o tratamento requer uma avaliação complexa e, principalmente nos homens, costuma estar relacionada às questões hormonais e predisposição genética”, alerta Carol Berger.

Modelo e influenciador é adepto do tratamento preventivo

O modelo e influenciador João Bossle, 30 anos, é um dos pacientes da especialista na capital catarinense. Por trabalhar com a imagem, o rosto é seu cartão de visita e a prevenção para mantê-lo bonito e saudável começou cedo. “Ao solicitar os procedimentos, eu prezo sempre pela naturalidade, utilizando toxina botulínica apenas como forma de prevenção contra as rugas e não para modificar meu rosto. Com a doutora Carol consigo manter a qualidade da minha pele, tratando também a região das olheiras, além de ter um acompanhamento de excelência para escolher os melhores produtos para a minha rotina de skincare, por exemplo”, conta Bossle.
 


Dra Carol Berger

Médica destaca cinco pilares de cuidados que todo homem deve ter
 

Além de João Bossle, muitos outros pacientes homens buscam procedimentos faciais mais naturais. Para orientá-los, a médica criou uma lista com cinco pilares essenciais de cuidados que todo homem deve ter desde cedo.

1) Tratamento das rugas – Toxina Botulínica

O primeiro pilar do tratamento é resolver as rugas dinâmicas da face (aquelas que aparecem ao movimento), pois elas trazem um ar de envelhecimento e tendem a piorar se não forem tratadas, tornando-se rugas fixas que denotam a idade.

Estas rugas são resolvidas, de acordo com Carol, com toxina botulínica. Essa toxina paralisa a musculatura do terço superior da face por um período de até seis meses. “O maior medo dos homens é ficar com o rosto ‘congelado’, denunciando que fizeram esse procedimento. Mas não há motivo para esse receio, já que a toxina pode ser feita de forma mais ‘leve’ e natural, mantendo as expressões faciais, porém sem evidenciar as rugas”, destaca a médica.

2) Tratamento da flacidez de pele — Bioestimuladores

Os pacientes que já têm certa flacidez, geralmente entre 30 e 40 anos, podem fazer os bioestimuladores injetáveis, que induzem a produção de colágeno e a melhora do turgor e qualidade da pele. “Além das substâncias injetadas, podemos associar tecnologias como o ultrassom microfocado, que age provocando também uma retração dos tecidos e gera um efeito visual imediato e progressivo”, acrescenta.

3) Tratamento de reestruturação facial — Preenchimentos

Conforme a especialista, em relação aos preenchimentos com ácido hialurônico em homens, as principais queixas são as olheiras, região do bigode chinês, queixo e mandíbula. Segundo ela, com os preenchimentos é possível reestruturar esses locais, tratando olheiras profundas, melhorando o afundamento da região do bigode chinês, os queixos retrognatas (queixos pequenos) e marcando mais a linha da mandíbula — o que proporciona um aspecto mais jovem e viril.

“Para o reposicionamento das estruturas faciais podemos lançar mão também dos fios de tração, que provocam um efeito de “levantamento” imediato, sem cirurgia, realizado no consultório com anestesia local”, aponta Carol.

4) Tratamento da pele

A especialista reitera que no tratamento da pele entram todos os procedimentos com lasers e peeling, seja de manchas, melasma, cicatrizes de acne, além da rotina diária de cuidados domiciliares com cremes e produtos específicos para a limpeza da pele.

5) Tratamentos capilares

A principal queixa dos homens no consultório em Florianópolis é a queda capilar. Carol orienta que este problema pode ter diversas causas e somente após avaliação com a tricoscopia (exame dos cabelos), exames de sangue e histórico familiar é possível fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento. “Muitos homens querem pular a etapa do tratamento clínico e ir direto para um transplante, mas antes da cirurgia precisamos ‘preparar o terreno’. Além disso, muitos ficam tão satisfeitos com a melhora atingida que acabam desistindo do transplante”, revela.
 

Ela explica que o tratamento capilar é multifatorial e engloba suplementação de nutrientes e vitaminas via oral, shampoos e medicações tópicas, além de injeções de substâncias no couro cabeludo e LEDterapia.
 


A médica Carol Berger e o modelo e influenciador João Bossle
editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img