23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 1, 2024

Professor de Astronomia na UFSC lança livro que reúne contos e reflexões

spot_img

Professor de Astronomia na UFSC lança livro que reúne contos e reflexões

spot_imgspot_img

No dia 14 de dezembro, Adolfo Stotz Neto apresentará a obra “Por Pensamentos Palavras e… Prosas”. O evento será no Quiero Café, no Centro de Florianópolis

Memórias, reflexões e narrativas se juntam para dar o tom do mais recente trabalho literário do engenheiro e astrônomo, Adolfo Stotz Neto. Intitulado “Por Pensamentos Palavras e… Prosas“, o livro será lançado no dia 14 de dezembro, quinta-feira, no Quiero Café, localizado no Centro de Florianópolis. O evento começará às 19h. 

O lançamento será uma ocasião para o público adquirir a obra e interagir com o autor. E para tornar essa data ainda mais especial, um brinde com espumante será oferecido a todos os presentes.

“Por Pensamentos Palavras e… Prosas” é uma compilação de contos e crônicas com toques autobiográficos, nas quais Adolfo Stotz revela situações cotidianas de forma envolvente e conduz o leitor por narrativas estimulantes. Seus relatos são capazes de capturar a essência da vida e despertar uma reflexão profunda sobre as experiências que moldam nossa existência.

“Meu processo de produção literária é descrever histórias que são reais com toques de fantasia, acrescentando reflexões sobre a vida e o universo”, salienta Adolfo.

O livro é fruto de um cuidadoso trabalho colaborativo. Os processos de revisão e grafismo foram feitos, por exemplo, pelo comunicador Cao Hering. Já a jornalista Marta Bertelli atuou como assistente de redação, enquanto o artista Kiko Stotz foi o responsável pela capa. Por fim, a diagramação ficou por conta da Órbita Publicitária.

Vale ressaltar que o Quiero Café fica na Rua Dom Jaime Câmara, 118, esquina com a Av. Prof. Othon Gama D’Eça, bem no Centro de Florianópolis. 

A entrada é gratuita, assim como a participação em todas as atividades. Os livros poderão ser adquiridos no local, por um valor especial de lançamento. O consumo de itens no cardápio  é opcional.   

Trajetória literária

Há anos Adolfo Stotz vem construindo uma história no meio literário. “Por Pensamentos Palavras e… Prosas” é o quarto livro, vindo depois de “Céu Ilha” (2010), “Um cavalo sem nome” (2016) e “Cronicidade” (2022).  Além desses títulos, o autor colaborou com diversos jornais, revistas e produções acadêmicas. 

“Qualquer época da vida que eu me lembre, eu sempre estive escrevendo. Já escrevi em jornais, revistas e tenho bastante história como uma pessoa que escreve. Mas não é um processo determinístico, nem um processo formal. Ele acontece e vai acontecendo diariamente”, narra Stotz. 

Sobre o autor

Além de escritor, Adolfo Stotz Neto também é um engenheiro e astrônomo reconhecido. Natural de Blumenau, ele é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e trabalhou por anos como engenheiro na Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). 

Outro destaque em sua trajetória é o fato dele ter sido fundador do Grupo de Estudos de Astronomia (Gea), do qual é presidente desde 1985. Sediado no Planetário da UFSC, o GEA tem como objetivo aproximar a ciência astronômica das pessoas, especialmente daquelas que normalmente não têm acesso a esse privilégio. Além disso, Adolfo Stotz Neto é professor de astronomia em cursos de extensão da UFSC e conselheiro da Associação Parque Viva a Ciência.

Agende-se: Lançamento do livro  “Por Pensamentos Palavras e… Prosas”, de Adolfo Stotz NetoOnde: Quiero Café, na Rua Dom Jaime Câmara, número 118, no Centro de Florianópolis.
Quando: dia 14 de dezembro, quinta-feira, a partir das 19h.
Quanto: entrada gratuita.  

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais