20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Programa Inovatur é lançado para promover a inovação no turismo de SC

spot_img

Programa Inovatur é lançado para promover a inovação no turismo de SC

spot_imgspot_img

 

Como uma das forças econômicas mais importantes em Santa Catarina, o turismo ganha um programa para impulsionar o empreendedorismo inovador, especialmente em setores estratégicos na política pública estadual. O Inovatur lançado nesta sexta-feira (23), surge com a missão de reinventar o setor, estimulando a mudança de comportamento e adoção da cultura de inovação, de olho nas transformações sociais cada vez mais velozes.

A ação nasce da cooperação entre a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a empresa Gestalt Open Innovation. O programa busca apoiar a geração de empresas de base tecnológica, para transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos.

– O Inovatur é um programa de fomento exclusivo para o turismo, de abrangência estadual, que começou a ser idealizado pela Santur há mais ou menos um ano. Identificamos que não existia uma vertical de negócios exclusiva para o turismo dentro do ecossistema de inovação. O setor estava, e ainda está, dentro da vertical de economia criativa, exatamente por não ter um número expressivo de ideias desenvolvidas e startups. Então, o Inovatur surge com a perspectiva de mudar esse cenário – explica a diretora de Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmendoerfer. 

A execução do Inovatur prevê uma série de atividades até março de 2021, começando com a realização de eventos de ativação da marca e engajamento do ecossistema nas regiões turísticas de Santa Catarina, por meio de webinars, para difusão do programa e do edital de seleção de propostas, que corresponde à segunda etapa.

O edital, no valor de R$300 mil, foi publicado pela Fapesc nesta sexta-feira (23) e vai selecionar 13 projetos, preferencialmente um de cada região turística de Santa Catarina, que atendam às temáticas “Diversificação e Competitividade” e “Gestão Pública e Turismo”. As inscrições podem ser feitas até 27 de novembro de 2020. 

– A Fapesc também busca a inovação em seus atos e programas, desafiou as Secretarias e órgão da administração pública para promover ações de Ciência, Tecnologia e Inovação com a chamada pública 09\2020. A Santur foi um dos órgãos que aceitou o desafio e estamos lançando uma oportunidade para o setor empresarial gerar inovação dentro da temática do turismo e com isso, além de ampliar as ações de CTI, buscaremos a retomada da economia com base no fomento ao setor turístico de Santa Catarina – destaca Fábio Zabot Holthausen, presidente da Fapesc.

Na  sequência, os finalistas participarão de um “pitch day”, um evento online e aberto ao público no qual terão a oportunidade de apresentar seus modelos de negócio. A quarta e última fase consiste em uma rodada de negócios, momento em que os vencedores terão a possibilidade de apresentar os “pitchs” para investidores e obterem apoio financeiro necessário para concretizar os projetos.

Sobre o edital

Serão apoiadas propostas inovadoras aplicados ao setor turístico de Santa Catarina com temas alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU, para o desenvolvimento das atividades turísticas de Santa Catarina, seja em novas tecnologias ou práticas de mercado, tais como:

  1. Diversificação e Competitividade no Turismo: Desenvolvimento de dispositivos, materiais, equipamentos e/ou bens de capital inovadores capazes de fortalecer a qualidade, a inserção ou diversificação de produtos e/ou a competitividade dos serviços para o turismo catarinense;
  2. Gestão Pública e Turismo: tecnologias aplicadas ao turismo, indicadores e produtos para melhoria da eficiência e qualidade da gestão pública; processos e serviços nos sistemas de gestão, dados e pesquisas, rotas gastronômicas, produtos financeiros e serviços com diferenciais de competitividade nos destinos turísticos.

O prazo para submissão da proposta segue até 27/11/2020 (até 18h) na Plataforma da Fapesc (clique aqui para acessar www.fapesc.sc.gov.br). 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img