25.2 C
fpolis
sábado, janeiro 22, 2022
cinesytem

Programa Penso, Logo Destino coleta mais de 100 mil itens da Logística Reversa em 2021

Programa Penso, Logo Destino coleta mais de 100 mil itens da Logística Reversa em 2021

spot_img

A segunda edição de coleta do Programa Penso, Logo Destino de 2021 ocorreu nesta quarta-feira, 15, com a coleta itinerante de lâmpadas, pilhas/baterias e eletroeletrônicos em 14 cidades da Grande Florianópolis. Foram coletadas 8.005 unidades de lâmpadas, 426 kg de pilhas e baterias e 3.814 kg de eletroeletrônicos.

Somente em 2021, as ações do programa somaram mais de 700 kg de pilhas; mais de 5.000 kg de eletroeletrônicos; 45 mil embalagens de agrotóxicos; quase 12 mil unidades de lâmpadas e cerca de 6 mil pneus. No total, foram coletados mais de 100 mil itens da Logística Reversa em 2021.

Os materiais recolhidos recebem a destinação ambiental correta por meio do Programa. A segunda edição da coleta contou com a parceria dos municípios que já aderiram ao programa, além de entidades gestoras. O roteiro incluiu as cidades de Águas Mornas; Angelina; Anitápolis; Antônio Carlos; Canelinha; Governador Celso Ramos; Major Gercino; Nova Trento; Rancho Queimado; São João Batista; São Bonifácio; Santo Amaro da Imperatriz; São Pedro de Alcântara, e Tijucas.

De acordo com o coordenador Estadual do Programa, Cicero Luís Brasil, em um comparativo com a campanha anterior a quantidade recolhida de lâmpadas dobrou. “O peso recolhido de eletroeletrônicos mais que triplicou e a quantidade de pilhas acresceu mais de um terço”, concluiu o coordenador.

O Programa Penso, Logo Destino foi lançado pelo Governo do Estado por meio Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para conscientizar a sociedade sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. A ação integra a participação das administrações municipais, órgãos do governo, entidades gestoras, comerciantes e população em geral, demonstrando a consolidação da Logística Reversa no estado.

“Santa Catarina é o primeiro estado do país a aderir à iniciativa tendo como objetivo utilizar a educação ambiental para conscientizar e promover a mudança de comportamento. Atualmente, estamos trabalhando com os municípios da Grande Florianópolis, mas nossa expectativa é ampliar o Programa para mais de 50 municípios catarinenses nesta etapa”, reforçou o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.

Sobre o Programa

O Programa Penso, Logo Destino tem por finalidade conscientizar e envolver a população catarinense para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Para isso, o programa atua como mediador entre os comerciantes, administrações municipais e população para promover o descarte adequado dos resíduos junto às entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.

A iniciativa foi idealizada pela Coordenadoria Regional do IMA em Florianópolis, e contempla três fases: Logística Reversa; Estruturas para a Implantação da Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos. A intenção é que após o desenvolvimento destas três fases, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e que menos produz resíduo.

Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia.

O Projeto Penso, Logo Destino tem como parceiros a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa; Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável; Secretaria de Estado da Educação; Secretaria de Estado da Saúde, prefeituras, entre outras entidades.

Imagens: Divulgação/IMA

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img