18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Programa Remédio em Casa entrará em operação segunda-feira em Florianópolis

spot_img

Programa Remédio em Casa entrará em operação segunda-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

O Programa Remédio em Casa começa a ser implantado em toda a rede pública de saúde de Florianópolis a partir desta segunda-feira, 10. Estima-se que pelo menos 15 mil pessoas sejam atendidas, entre idosos acima de 65 anos, portadores de hipertensão arterial e diabetes, e pessoas com dificuldades de locomoção ou acamadas, facilitando o acesso a medicamentos de uso contínuo.

A portaria 85/2014, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), determina que a inclusão dos usuários ao programa será feita pelos médicos das equipes de Saúde da Família, que também farão o acompanhamento dos pacientes. Jorge Zepeda, diretor de Atenção Primária da SMS, afirma que é difícil precisar o número de beneficiados e que a adesão deve acontecer lentamente no início.

“Para receber o medicamento em casa, o paciente deve assumir o compromisso de manter o acompanhamento médico nos centros de saúde, estar cadastrado na rede municipal de saúde e fazer exames e consultas regularmente”, explica. É uma forma de garantir que o paciente mantenha o tratamento conforme prescrito pelo médico.

Os remédios serão entregues por motoboys contratados pela Prefeitura de Florianópolis. Como eles não estão habilitados para prestar orientações sobre o tratamento, a equipe de Saúde da Família definirá se o paciente e seus familiares têm condições de compreender como será o uso do medicamento. Os usuários receberão a quantidade de remédios suficiente para 30 dias de tratamento.

"Além de estarmos iniciando um projeto que foi compromisso de campanha do prefeito, estamos dando um passo importante para aumentar ainda mais a qualidade do Sistema Público de Saúde municipal", destaca o Secretário de Saúde, médico Daniel Moutinho Júnior. "Serão centenas de pessoas atendidas já nos próximos meses e que receberão em suas casas o seu tratamento de uso contínuo", destaca.

O Prefeito Cesar Souza Junior exalta a importância do projeto: "Nosso governo é focado no compromisso de uma cidade mais humana, voltada para as pessoas. Poder proporcionar a entrega de medicamentos no conforto de suas casas a pessoas idosas ou acamadas nos enche de orgulho e reforça ainda mais nosso compromisso com a saúde de Florianópolis".

A sede da farmácia do Programa Remédio em Casa fica no Jardim Atlântico, no Continente.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img