27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Programa ReÓleo atinge marca de 2 milhões de litros de óleo coletados e reciclados

spot_img

Programa ReÓleo atinge marca de 2 milhões de litros de óleo coletados e reciclados

spot_imgspot_img

O Programa ReÓleo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) chegou a marca de 2 milhões de litros de óleo vegetal coletados e reciclados. O programa, criado em julho de 1998, recolhe em média 28 mil litros do resíduo saturado todos os meses na Grande Florianópolis, entregues pelas comunidades, bares, restaurantes e hotéis que utilizam o produto em grande quantidade.

No mês de Fevereiro o programa desenvolvido pela ACIF colocou Florianópolis no Guiness Book como cidade que mais recicla óleo de cozinha no mundo. A meta agora, de acordo com a Assessoria de Comunicação da entidade, é investir cada vez mais em educação ambiental.

Saiba mais sobre o Projeto

Iniciado em 1998 pela ACIF Mulher na Lagoa da Conceição, hoje, o ReÓleo atende toda a Grande Florianópolis, com 187 pontos de coleta espalhados pela região metropolitana, e com a parceria da Ambietal Santos, do Paraná, transforma os resíduos em produtos de limpeza, distribuídos gratuitamente aos participantes do programa.

A educação ambiental também integra o ReÓleo. Periodicamente são realizadas palestras com o tema “Reciclar é Educar”, voltadas especialmente para alunos de escolas da rede pública e particular de ensino das cidades onde atua – mais de 8 mil crianças já assistiram as apresentações educacionais. As escolas também contribuem com a coleta de óleo, tornando-se pontos de entrega voluntária. Hoje, já são 45 PEV’s instalados em escolas públicas e particulares da região.

Além disso, qualquer pessoa pode participar, recolhendo seu óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até os pontos de coleta. Escolas e condomínios, além da mobilização de alunos e moradores, também podem se tornar um ponto de coleta, assim como restaurantes e hotéis. Basta apenas fazer o cadastro via email junto ao programa e seguir as orientações.

Em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental e, em 2012, foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis, recebendo o Troféu APAE de Responsabilidade Social.

Veja como participar no http://www.acif.org.br/reoleo.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img