24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Programa Pontos de Cultura em Santa Catarina

spot_img

Programa Pontos de Cultura em Santa Catarina

spot_imgspot_img

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte coordena a Rede Pontos de Cultura em Santa Catarina, vinculada ao Programa Mais Cultura, do Governo Federal. O Mais Cultura tem como objetivo fomentar a ampliação de iniciativas culturais nas comunidades e gerar diversidade. Organizações de todo o país são selecionadas através de edital público e recebem recursos para desenvolver suas atividades. Os Pontos começaram a ser implantados em 2004 e são resultado de uma parceria entre o Governo Federal, os Estados e a sociedade civil.

O edital de seleção em Santa Catarina foi lançado em 2008. Atualmente, 60 entidades catarinenses participam do programa. Cabe a SOL coordenar, supervisionar e fiscalizar a execução dos projetos, além de realizar o repasse dos recursos financeiros. De acordo com o edital nº 01/08 do Programa Mais Cultura – Pontos de Cultura, do Governo Federal, cada organização deve receber R$ 180 mil, divididos em três parcelas. O primeiro repasse aconteceu em 2010. O valor total é de R$ 10 milhões e 800 mil, sendo 2/3 da verba oriundos do Ministério da Cultura e 1/3 do orçamento da SOL.

De acordo com o coordenador da Rede Pontos de Cultura em Santa Catarina, Sérgio Machado Mibielli, as entidades são consideradas parceiras do Estado e devem atuar em uma rede de colaboração. “A nossa função é facilitar o trabalho desenvolvido pelas organizações e incentivá-las a promover ações em prol do enriquecimento e da proteção da cultura catarinense. A proposta é que as próprias entidades desenvolvam uma gestão compartilhada e busquem o intercâmbio para divulgar as atividades, multiplicar talentos e encontrar soluções para problemas administrativos”, explica. Mibielli trabalha para incentivar o intercâmbio da rede estadual e, consequentemente, fortalecer a chamada Teia Catarina

Segundo informações do Ministério da Cultura, há mais de 650 Pontos de Cultura espalhados pelo Brasil. Grupos de dança, escolas de arte, casas de cultura, pólos de produção musical e projetos teatrais são algumas das atividades desenvolvidas. Para o coordenador do Programa Cultura Viva, Célio Turino, “alguns Pontos oferecem uma experiência mais avançada em teatro, outros em dança. Ações socioeducativas dialogam com a vanguarda estética. Uma troca entre iguais que aprendem entre si e se respeitam na diferença”.

As entidades contempladas devem cumprir a proposta cultural e executar o plano de trabalho conforme aprovado. A aquisição de um kit multimídia para viabilizar o acesso à internet é uma das determinações do edital. O Pontão de Cultura Digital Projeto Ganesha, um dos parceiros conveniados ao MinC, trabalha para a difusão da produção cultural dos Pontos de Cultura no Sul do país. Para mais informações, acesse www.ganesha.org.br, www.cultura.gov.br ou www.sol.sc.gov.br, no ícone Pontos de Cultura.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img