19.4 C
fpolis
segunda-feira, junho 17, 2024
Cinesystem

Projeto ambiental será desenvolvido em escolas da Capital

spot_img

Projeto ambiental será desenvolvido em escolas da Capital

spot_imgspot_img

Construir uma consciência da importância da alimentação saudável, incentivar o gosto pelo plantio e o interesse pela utilização da terra como parceira para o desenvolvimento sustentável de toda a vida. Este é o objetivo do “Educando com a Horta Escolar”, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) através do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Para detalhar esta ação para as prefeituras de municípios da região sul do país, na próxima semana, de segunda (04/05) a quarta-feira (06/05), Florianópolis será sede de um curso de capacitação de formadores do projeto.

O evento acontecerá no auditório Antonieta de Barros, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Além de Florianópolis, através da Secretaria de Educação, que é uma das organizadoras e desenvolve projeto semelhante, do Estado irão participar do evento os município de Rio do Sul, Salete, Ituporanga , Lontras e Campo Erê. Pelo Rio Grande do Sul estarão presentes Caiçara, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Pelotas e pelo Paraná os municípios de Barracão e Antonina.

Conforme o consultor da FAO, o nutricionista Juarez Calil, a idéia do Educando com Horta Escolar é de construir um laboratório vivo para a educação. “Não é criar uma horta no ambiente escolar e simplesmente fornecer alimentos para a escola. Mas é procurar desenvolver e proporcionar uma discussão sobre os temas alimentação, meio ambiente e educação”, complementa.

Cada dia do evento será direcionado a áreas diferentes – Educação (segunda-feira), Nutrição (terça-feira) e Meio Ambiente (quarta-feira). A capacitação será ministrada por consultores da FAO e de Florianópolis contará com a presença de professores da rede municipal de ensino, bem como de representantes de setores que apresentam proejtos de hortas, como a Comcap (Companhia de Melhoramentos da Capital), o IGEOF (Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis), a Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente), a EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e o CECANE (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar de Santa Catarina).

O Educando com a Horta Escolar será implantado nas escolas municipais Acácio Garibaldi São Thiago (Barra da Lagoa), Dilma Lúcia dos Santos (Armação do Pântano do Sul) e Luiz Cândido da Luz (Vargem do Bom Jesus), além da Creche Chico Mendes (Monte Cristo) e NEI Ingleses.

Horta Viva

Desde 2001 a rede municipal de ensino vem implantando o Horta Viva em unidades da educação infantil e do ensino fundamental. Atualmente há 70 setores, entre escolas, creches e NEI’s que estão no projeto.

No programa existem cursos de formação para a comunidade escolar, que envolvem tanto a parte de orientações técnicas para construção e manutenção do espaço da horta, como discussões de ações pedagógicas para serem desenvolvidas junto aos alunos, englobando todas as áreas do conhecimento, a exemplo da matemática, português, história, meio ambiente e alimentação saudável.

Além das formações, há um acompanhamento in loco de profissionais da área de nutrição e agronomia para dar orientações e tirar dúvidas dos professores das unidades educativas.

spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img