17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Projeto cultural distribui gratuitamente mais de 2 mil livros novos em Santa Catarina

spot_img

Projeto cultural distribui gratuitamente mais de 2 mil livros novos em Santa Catarina

spot_imgspot_img

Obras serão espalhadas em locais públicos do Estado para incentivar o hábito da leitura

Os apaixonados por literatura terão um excelente motivo para sair de casa e visitar cafés, bares, universidades, restaurantes, praças, locais públicos e shoppings de Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau e Joinville no próximo dia 05 de novembro. É que a Rede Livrarias Catarinense e Livrarias Curitiba está promovendo mais uma edição do Passe Adiante – Corrente da Leitura Livrarias Catarinense, projeto único no país e que fez sucesso na Capital catarinense em 2005.

Durante todo o dia que o projeto acontece, a livraria espalha livros novos, de vários gêneros, em diferentes espaços das cidades. Segundo o Gerente Geral da Rede em Santa Catarina, Juarez Vidal, o objetivo é criar uma corrente cultural para incentivar o hábito da leitura, além de difundir o conhecimento. “A idéia é baseada num movimento que acontece na Europa, chamado de Book Crossing, onde o principal é dar condições para que todas as pessoas possam ler gratuitamente”, explica. “O sucesso do evento em Florianópolis nos vez expandi-lo para nossas outras praças”, completou.

Como funciona

Todas as obras receberão uma etiqueta na capa e na folha de rosto para explicar como funciona o projeto. “Depois que a pessoa finalizar a leitura, ela é convidada a deixar o livro em outro local público, para que outros também possam fazer o mesmo. Pode ser no parque, num café ou escola. O importante é não quebrar a corrente”, explica Vidal.

Outras instruções na etiqueta pedem para que os participantes também façam a doação de um livro e deixem-no em qualquer local público de fácil acesso ou de grande circulação, para que mais pessoas tenham condições de ler. Por último, que anotem o nome, a cidade e a data antes de colocá-lo outra vez na corrente. “Assim os leitores podem identificar por onde a obra já circulou”, destaca o gerente.

Dentre as mais de 2 mil unidades que serão distribuídas, o leitor poderá se deparar com títulos como “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, de Júlio Verne; “Arquivo X”, de Les Martin; “O Livro dos Amores”, de Gabriel Chalita; “Iracema”, de José de Alencar e “De Alma Leve”, de Joyce Pascowitch.

“Mais do que comercializar itens culturais, nosso desejo é de que as pessoas adquiram o hábito da leitura de forma prazerosa. E também que contribuam com essa brincadeira para que outros moradores ou visitantes da Capital possam dar continuidade ao projeto”, finaliza Juarez .

Mais informações: www.livrariascatarinense.com.br e www.livrariascuritiba.com.br .

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img