24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Projeto da UFSC é premiado no segundo Concurso Holcim Awards 2008 América Latina

spot_img

Projeto da UFSC é premiado no segundo Concurso Holcim Awards 2008 América Latina

spot_imgspot_img

Proposta da UFSC: torre multifuncional

Um projeto desenvolvido junto ao Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE), ligado ao Departamento de Engenharia Civil da UFSC, ganhou o Bronze Award, no segundo Concurso Holcim Awards 2008 América Latina. O concurso concedeu premiações no valor total de 270.000 dólares americanos a 12 projetos de toda a região, que apresentam soluções inovadoras de habitações sociais, eficiência energética e revitalização de comunidades e recursos hídricos. Os vencedores foram divulgados no dia 23 de outubro, na Cidade do México (México).

A Holcim Foundation for Sustainable Construction, sediada na Suíça, realiza o concurso em cinco regiões do mundo. Quase cinco mil projetos de 90 países participaram da avaliação que tem como objetivo fornecer ao setor da construção respostas sustentáveis a temas tecnológicos, ambientais, socioeconômicos e culturais.

O projeto da UFSC é uma torre multifuncional compacta, que abriga uma cisterna para coleta de água de chuva, a caixa de água e um equipamento coletor solar para aquecimento de água. Foi desenvolvido pela arquiteta Maria Andrea Triana e pelos engenheiros Roberto Lamberts (professor do Departamento de Engenharia Cicil da UFSC) e Marcio Antonio Andrade. A proposta foi considerada uma solução inovadora e econômica para a melhoria da qualidade de vida em áreas urbanas pobres e favelas.

A torre pode ser instalada inclusive em favelas densas. Na avaliação do júri, é uma solução capaz de proporcionar melhoria considerável das condições de vida diárias dos moradores.

Os vencedores dos prêmios ouro, prata e bronze de cada região classificam-se automaticamente para a edição global Holcim Awards. No concurso global, os 15 projetos concorrentes serão novamente avaliados. Os vencedores serão anunciados em maio de 2009, na Suíça.

O Holcim Awards é um concurso internacional trienal, promovido pela Holcim Foundation for Sustainable Construction. O concurso busca premiar projetos de construção sustentável inovadores, tangíveis e orientados para o futuro. Oferece um prêmio em dinheiro de 2 milhões de dólares em cada ciclo da competição. O concurso é realizado em colaboração com universidades parceiras de renome: Universidad Iberoamericana, México; Universidade de São Paulo, Brasil; Swiss Federal Institute of Technology (ETH Zurique), Suíça; Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA; Tongji University, China; e a University of the Witwatersrand (Wits), África do Sul.

Saiba mais sobre o projeto da UFSC:

Autores
Maria Andrea Triana, arquiteta, LabEEE-UFSC, Florianópolis, Brasil
Roberto Lamberts, engenheiro, LabEEE-UFSC, Florianópolis, Brasil
Marcio Antonio Andrade, engenheiro, LabEEE-UFSC, Florianópolis, Brasil

Comentário do júri do Holcim Awards
Este projeto propõe uma solução econômica e inovadora para um problema muito comum relacionado com a habitação de famílias de baixos rendimentos. Devido à falta de infra-estrutura pública, os moradores não têm acesso direto a água potável, sistemas de tratamento de esgotos e abastecimento de energia. O problema mais grave é a água potável e quente, necessidades básicas que são abrangidas pela cisterna sustentável, que proporciona um sistema de coleta de água da chuva, depósito de armazenamento de água potável e dispositivo de aquecimento de água utilizando energia solar em uma estrutura integrada.

A cisterna é composta por anéis pré-fabricados feitos de ferrocimento. O sistema modular, adaptável a necessidades e situações locais diferentes, pode ser incorporado em casas novas bem como em casas já existentes, e permite eficiência energética e utilização racional da água. A combinação inteligente de tecnologias existentes e comprovadas tem um grande potencial para a produção industrial e realização de economias de escala associadas no sentido de reduzir os custos de produção por unidade.

É um conceito inovador com impacto considerável sobre as condições de vida diárias das famílias pobres e com um grande potencial de transferabilidade.

Pode obter mais informações sobre este projeto e o concurso Holcim Awards, incluindo imagens do projeto em alta resolução em: www.holcimawards.org/LATAM

Vencedores do Holcim Awards 2008 da região da América Latina

Holcim Awards Gold 2008 – USD 100,000
Urban integration of an informal area, Medellín, Colômbia
Autor principal: Gustavo Adolfo Restrepo, arquiteto, Empresa de Desarrollo Urbano, Medellín, Colômbia

Holcim Awards Silver 2008 – USD 50,000
Low-energy university mediatheque, Rio de Janeiro, Brasil
Autor principal: Angelo Bucci, arquiteto, da SPBR arquitetos, São Paulo, Brasil

Holcim Awards Bronze 2008 – USD 25,000
Solar water heating and rainwater tower, Brasil
Autores: Maria Andrea Triana, arquiteta, Roberto Lamberts, engenheiro, e Marcio Andrade, engenheiro, LabEEE da UFSC, Florianópolis, Brasil

Holcim Awards Acknowledgement prizes 2008 – USD 10,000 por prêmio
– Ecological river remediation park, Morelia, México
Autor: Mario Schjetnan, arquiteto, Grupo de Diseño Urbano, Cidade do México, México

– Energy-efficient medical and social center, São Paulo, Brasil
Autor principal: Leonardo Shieh, arquiteto, São Paulo, Brasil

– Mountain trail for land preservation and urban demarcation, Bogotá, Colômbia
Autor principal: Diana Wiesner, arquiteta, Arquitectura Y Paisaje, Bogotá, Colômbia

– Multi-modal transport hub upgrade, Rio de Janeiro, Brasil
Autores principais: Antonio Carlos Lopes Saraiva, Rafael Alencar Saraiva, Thais Galvão Meireles, arquitetos, Artetec Arquitetura, Rio de Janeiro, Brasil

– Post-earthquake reconstruction, San Lorenzo de Tarapacá, Chile
Autor: Rene Mancilla, arquitecto, RM-C Architects, Iquique, Chile

– Sanitation and river remediation, Tuxtla Gutiérrez, México
Autores: Eduardo Cruz, e Ricardo Muñoz, arquitetos, LHB Arquitectura, Tuxtla Gutiérrez, e Pablo Velázquez, arquiteto, ADN Arquitectura, Cidade do México, México

Holcim Awards “Next Generation” 1st prize 2008 – USD 20,000
Coastal fog-harvesting tower, Huasco, Chile
Autor principal: Alberto Fernandez Gonzalez, arquiteto, Santiago, Chile

Holcim Awards “Next Generation” 2nd prize 2008 – USD 10,000
Eutropia low-cost and space-efficient social housing, Cidade do México, México
Autores: Ricardo Julian Vásquez Ochoa e Emilio José García Bidegorry, arquitetos, Cidade do México, México

Holcim Awards “Next Generation” 3rd prize 2008 – USD 5,000
Agriculture facility for inner-city voids, Campinas, Brasil
Autor: Thiago Cintra Pilegi, arquiteto, São Paulo, Brasil 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img