21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Projeto Florianópolis 2020 reúne mais de 400 pessoas na Acate

spot_img

Projeto Florianópolis 2020 reúne mais de 400 pessoas na Acate

spot_imgspot_img

Mais de 400 pessoas compareceram ao encontro promovido pelo Partido Progressista, na noite de segunda-feira, na sede da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), na Capital, para a apresentação do documento elaborado pelo Projeto Florianópolis 2020 após receber a colaboração espontânea de mais de mil moradores da cidade. O documento está disponível na plataforma www.florianopolis2020.com.br.

Lideranças comunitárias, vereadores, partidários da sigla e, principalmente, representantes das entidades organizadas que colaboraram com a construção do documento se fizeram presente. A reunião teve um clima de festa e de afirmação na série de compromissos estipulados pelo trabalho, fruto de uma intensa discussão com a população, entre encontros, debates e por meio da plataforma digital.

Desde o lançamento, em abril passado, o Florianópolis 2020 contabilizou mais de  mil contribuições, entre propostas, reivindicações e reflexões sobre o futuro da cidade. O projeto constitui-se em um conjunto de diretrizes que balizarão um novo modelo de gestão proposto para a Capital dos catarinenses. O presidente do Diretório Municipal do PP, João Amin, fez um emocionado agradecimento às entidades e à comunidade que atenderam e entenderam o chamado para a participação. Ao destacar a participação da sociedade, João Amin reafirmou a importância da continuidade da construção do projeto. “Vamos continuar ouvindo e buscando contribuições. O Florianópolis 2020 tem um caminho, que é o de se transformar em um plano de governo e, a partir daí, definir as diretrizes para a cidade a partir de 2016”, disse.

Todas as atenções da noite se voltaram para a coordenadora do projeto, a ex-prefeita e ex-deputada Angela Amin, que foi recebida com entusiasmo pelo público. Ela enfatizou, como uma das lições do trabalho, o exercício de ouvir e provocar as pessoas a pensar o destino da cidade. Em três meses a frente do projeto, Angela promoveu mais de 30 encontros com comunidades e instituições organizadas. “Levamos o desafio de caminhar pela cidade, estimulando os talentos das pessoas e de promover a tolerância. E todos aqui representados atenderam a este convite para construir um novo momento para Florianópolis”, destacou Angela, sempre lembrada por sua gestão à frente da prefeitura da Capital _ reconhecida por seis vezes como a melhor prefeita do Brasil.

Reconhecimento institucional

O encontro também foi pautado por manifestações em apoio à iniciativa do projeto. O médico oncologista Luiz Alberto da Silveira, um dos principais colaboradores do documento, falou sobre o momento desafiador para a gestão pública, que requer um processo contínuo de “lapidação e aperfeiçoamento”. Ele comparou o papel de Angela Amin no processo como o de uma técnica de seleção, enfatizando a sua liderança e também o compromisso dos cidadãos na construção de um novo caminho. “Nós devemos nos sentir lisonjeados, honrados, diferenciados e deferenciados”, comentou.

A diretora do Senac/Fecomércio, Ivanir Salete Bazzei, se manifestou em nome do coletivo de entidades que colaboraram com o projeto e que se fizeram presentes na apresentação, como Fiesc, Crea-SC, Acate, Sinduscon, OAB-SC, ABIH, Aflodef e universidades. “Independente de partidos políticos, tudo o que for proposto para desenvolver a cidade, o Senac estará apoiando. Porém, este é a primeira vez  que eu tomo conhecimento de um projeto que vem ouvir a sociedade antes de qualquer candidatura ou plano de governo”, disse a diretora.

Os rumos do projeto Florianópolis 2020 se baseiam em 11 pilares prioritários: Gestão por resultados e equilíbrio fiscal; Cidadania inteligente; Habitação e dignidade; Mobilidade, Integração e infraestrutura; Preservação para melhorar sempre; Vida turística, cultural, esportiva e criativa; Modelo em oportunidades inovadoras; Cidade sem medo; Ações preventivas de saúde e vida saudável, Gente valorizada pela educação e incentivo ao talento; Cidade inclusiva e acolhedora.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img