21.5 C
fpolis
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Projeto Humus estreia na Capital e destaca a produção de dança urbana em curta de videodança

spot_img

Projeto Humus estreia na Capital e destaca a produção de dança urbana em curta de videodança

spot_imgspot_img

Assinado pelos artistas e dançarinos Julia Milan e Guilherme Fant, projeto terá noite de pré-lançamento no dia 8 de outubro; estreia para todo o Brasil será no dia 9/10 pelo YouTube

No dia 08 de outubro, os artistas e dançarinos Julia Milan e Gui Fant, duas referências na cena de dança urbana, estreiam o Humus, projeto de pesquisa de movimento, cena e dramaturgia que resultou em um curta de videodança. O audiovisual será exibido em noite de pré-lançamento com bate-papo na Cenarium Escola de Dança, em Florianópolis, com tradução em LIBRAS. O lançamento nacional do curta será no dia 9 de outubro no YouTube.

O Projeto Humus tem a chancela do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. Foi idealizado com o propósito de  ocupar espaços no campo da pesquisa e produção artística com a movimentação do breaking e hip hop freestyle, estilos pelos quais os dois dançarinos são reconhecidos. “Para nós, como artistas das danças urbanas, é uma grande oportunidade e  perspectiva desenvolver trabalhos com o respaldo e valorização de um edital estadual”, afirma Julia Milan. 

Ao longo dos últimos dois anos, especialmente durante a pandemia, os dois já vinham experimentando a dança por meio de produções envolvendo audiovisual. Para o Projeto Humus, eles mergulharam mais profundamente nesta linguagem e evocaram a ideia de encontro da intenção com a atenção. “O projeto discute temas latentes por meio do corpo em movimento. Em um contexto pós-isolamento, de crises climáticas e econômicas, aparece a necessidade de refletir sobre a transitoriedade da vida, do tempo, do movimento e a relação corpo-mundo, traduzindo essas questões para o espaço da tela e do corpo”, afirmam os artistas.

Gui Fant é reconhecido Bboy (dançarino),bailarino e coreógrafo de danças urbanas em Florianópolis. Vive a cultura hip hop desde os 15 anos, promovendo o breaking enquanto ferramenta de transformação social para crianças e jovens de diversos contextos sociais.  Julia Milan é professora, bailarina e coreógrafa — e também Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estuda dança desde 1996: começou com balé clássico e moderno, passando pelo jazz, contemporâneo e desde 2004 dedica-se às Danças Urbanas.  Desde 2015, ela e Gui Fant desenvolvem o projeto social IGK Dance, do instituto Guga Kuerten em parceria com a Cenarium Escola de Dança.  

No campo da pesquisa e produção, eles vêm desenvolvendo trabalhos desde 2014 a partir do projeto South Flavor. Nessa área, destaque para espetáculo Asas (2015-2018), com direção de Elisa Schmidt, e a performance Freedom Now!(2018-2019).  

Embora atuem juntos como professores há muito tempo, desde 2018 Julia Milan e Gui Fant não dançavam juntos. O reencontro na dança foi para este projeto. “Tem sido uma linda experiência esse reconectar do corpo e movimento, principalmente neste período pós pandêmico”, conta Julia. O duo agora pretende que o Projeto Humus tenha continuidade por meio da circulação em festivais nacionais e internacionais

Oficinas gratuitas 

Além da produção e lançamento de um curta de videodança, o Projeto Humus também promove, nos dias 3  e 6 de setembro,  oficinas gratuitas sobre o processo de pesquisa e sobre composição entre dança e câmera. Duas aulas serão exclusivas para estudantes de duas escolas públicas de Florianópolis, o Colégio de Aplicação e a Escola Donícia Maria da Costa. A terceira oficina é aberta ao público, mas tem vagas limitadas, e ocorre na Cenarium Escola de Dança, na Capital, mediante inscrição prévia — que pode ser feita na secretaria da Cenarium.  

O Projeto Humus tem movimento, direção artística e edição feitos por Julia Milan e Guilherme Fant. Gabriel Ferreira assina o desenvolvimento e construção da trilha sonora e Renata Schramm realizou a captação de imagens. Apoio da Cenarium Escola de Dança e  parceria do Instituto Guga Kuerten. Projeto viabilizado por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.

Agende-se

Pré-lançamento do Projeto Humus | Curta de Videodança
Quando: 08/10, às 18h30
Onde: Cenarium Escola de Dança (R. Eduardo Gonçalves d’Ávila, 150 – Itacorubi, Florianópolis)

Quanto: gratuito
Informações: https://www.instagram.com/humus.videodanca/


Estreia nacional do Projeto Humus | Curta de Videodança
Quando: 9/10, às 20h
Onde: canal South Flavor do YouTubeQuanto: gratuito
Informações: https://www.youtube.com/channel/UCuDkcEEC9K_BGzvxftWlTpA

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais