24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Projeto leva espetáculo teatral gratuito a 12 comunidades de Florianópolis

spot_img

Projeto leva espetáculo teatral gratuito a 12 comunidades de Florianópolis

spot_imgspot_img

O Grupo Teatro Sim…Por Que Não?!!! volta à cena em Florianópolis para nova temporada com a peça “Farsa do Advogado Pathelin”. Até 15 de novembro, o espetáculo vai percorrer 12 comunidades, com apresentações gratuitas em clubes, salões paroquiais, centros comunitários e escolas públicas. O projeto tem patrocínio da Prefeitura da Capital e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural da Caixa Econômica Federal. A turnê pela cidade inicia nesta sexta-feira (16/10), às 20h30, no Salão Paroquial da Igreja do Pântano do Sul.

Considerada uma das obras-primas do gênero farsesco, “Farsa do Advogado Pathelin” é de autoria desconhecida. Escrita na Idade Média, por volta de 1460, e impressa pela primeira vez em 1485 pelo livreiro Pierre Levet, em Paris, a peça era apresentada na rua, em praças públicas, num contato bem direto com o público. O enredo reproduzia temas cotidianos, com humor e simplicidade, retratando personagens que lembravam tipos comuns da sociedade – o bêbado, o louco, o marido traído, a esposa ciumenta, o mercador e o artesão.

“Farsa do Advogado Pathelin” conta a história de um advogado sem trabalho que engana um comerciante com falsas promessas para conseguir um corte de tecido grátis para presentear a esposa. Ele apronta várias peripécias para não pagar pelo tecido, mas acaba sendo ludibriado por um cliente. O espetáculo retrata de forma leve e alegre a rede de intrigas e hipocrisias que se forma entre esses personagens que, com bajulações e mentiras, tentam levar vantagem em proveito próprio. Temas como corrupção, justiça (ou a falta dela), religião, entre outros, são retratados de uma forma que faz rir, mas também refletir.

Peça premiada

O Grupo Teatro Sim… Por Que Não?!!! estreou a “Farsa do Advogado Pathelin” em 1996, com verba recebida de um edital do governo do Estado. Desde então, foram mais de 200 apresentações e participações em diversos festivais no país, e com o mesmo elenco. Em 2006 e 2007, o espetáculo foi selecionado para uma turnê por 26 cidades do interior de Santa Catarina. Em 2009, a peça será apresentada gratuitamente em 12 comunidades de Florianópolis, com patrocínio via Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

A peça acumula oito premiações, todas recebidas em 1997: melhor atriz (Berna Sant’Anna) e melhor figurino (Norma Ribeiro) no II Conesul de Teatro, Pelotas (RS); melhor atriz no V Festival Isnard Azevedo de Teatro, Florianópolis (SC); melhor figurino no XXV FENATA, Ponta Grossa (PR); além de melhor figurino, atriz, ator (Nazareno Pereira) e direção (Júlio Maurício) no X Festival Catarinense de Teatro, Concórdia (SC).

Ficha Técnica

Adaptação: Perito Monteiro
Consultoria: Neyde Veneziano
Direção: Júlio Maurício
Projeto cenográfico: William Pereira
Figurinos: Norma Ribeiro
Produção: Júlio Maurício e Nazareno Pereira
Elenco: Berna Sant’Anna (Guilhermina), Ismar Medeiros (juiz), Leon de Paula (comerciante), Nazareno Pereira (Pathelin) e Valdir Silva (pastor)


Outubro
Apresentações às 20h30 – entrada franca

Sexta-feira (16/10) – Salão paroquial da Igreja do Pântano do Sul
Rua Abelardo Otacílio Gomes s/n – Pântano do Sul

Sábado (17/10) – E. B. M. Dilma Lúcia dos Santos
SC 406 – Rod. Francisco Tomás dos Santos, 6005- Armação

Domingo (18/10) – Associação Recreativa e Cultural Avante
Rua Cônego Serpa, 88 – Santo Antônio de Lisboa

Quarta-feira (21/10) – E. E. B. Presidente Roosevelt
Rua Pascoal Simone, 80 – Coqueiros

Sexta-feira (23/10) – Sede do Barrense
Rua Tomáz Ramos, 10 – Barra da Lagoa

Sábado (24/10) – E. E. B. Intendente José Fernandes
Rua João Gualberto Soares, 324 – Ingleses

Domingo (25/10) – Centro Cultural Bento Silvério – Casa das Máquinas
Rua Henrique Veras Nascimento, 50 – Lagoa da Conceição


Novembro
Apresentações às 20h30 – entrada franca

Domingo (1º/11) – Associação da Caixa Econômica Federal
Alameda César Nascimento, 700 – Jurerê

Sábado (07/11) – E. B. M. Osmar Cunha
Rodovia Tertuliano Brito Xavier, 661 – Canasvieiras

Domingo (08/11) – Conselho Comunitário do Ribeirão da Ilha
Rodovia Baldicero Filomeno, 7792 – Ribeirão da Ilha

Quarta-feira (11/11) – E. E. B. Professor Aníbal Nunes Pires
Rua Irmã Bonavita, 240 – Capoeiras

Domingo (15/11) – SAC – Sociedade Amigos do Campeche
Travessa da Liberdade, s/n – Campeche

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img