18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Projeto muda fiscalização da pesca de isca viva na capital

spot_img

Projeto muda fiscalização da pesca de isca viva na capital

spot_imgspot_img

Os vereadores aprovaram nesta quarta-feira (6) o Projeto de Lei 18296/2021 que altera o Artigo 3º da lei 9.419, que proíbe em Florianópolis a captura de iscas de pesca nas baías e enseadas para uso de barcos atuneiros. O texto trazia o IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) como órgão fiscalizador da referida lei, porque quando foi publicada, em 2013, o município não tinha um órgão específico que pudesse fazer o serviço.

Visto que compete ao Município legislar sobre os assuntos que são de interesse local, principalmente no que diz respeito à proteção ao meio ambiente, a Superintendência Municipal da Pesca, Maricultura e Agricultura passa a ser o órgão fiscalizador da aplicação da lei.

“A reclamação dos pescadores artesanais da nossa Ilha é sobre a falta de fiscalização dessa proibição. Na época da lei, nosso município não contava com órgão específico de pesca. Nos dias atuais, Florianópolis tem a Superintendência da Pesca, órgão que poderá atuar efetivamente na fiscalização ao cumprimento desta lei”, destaca o vereador Josimar Pereira – Mamá (União Brasil), autor do PL.

Esse assunto já foi tema de discussão dentro da Casa Legislativa nas últimas semanas, quando foi denunciada a captura ilegal de manjubas na praia do Pântano do Sul. “Se nós já tivéssemos aprovado essa lei, com uma ligação nós já conseguiríamos mobilizar Floram, SMDU, Secretaria da Pesca, Polícia Ambiental, Guarda Municipal, e teria apreendido não os pescadores, mas os equipamentos que ali estavam sendo utilizados”, disse o presidente da Câmara, vereador Roberto Katumi Oda (PSD).

“Não tô aqui falando contra os [barcos] atuneiros, contra as empresas, só que eles têm equipamentos, têm barcos sofisticados pra não precisar pescar a isca aqui na nossa costa, com a água na canela, que acaba dificultando a vida dos nossos pescadores artesanais”, salienta finalizando o vereador Mamá.

Fotos: Édio Hélio Ramos.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img