15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Projeto Pitágoras: Ilusão de Ótica e Matemática em exposição

spot_img

Projeto Pitágoras: Ilusão de Ótica e Matemática em exposição

spot_imgspot_img

Após meses de pesquisas e de muito trabalho, os alunos do colégio militar realizam uma exposição que tem a matemática como essência. A mostra ficará, exclusivamente, no Floripa Shopping.

Mais do que uma matéria da escola, a matemática é a ciência que envolve tudo o que vemos e fazemos, basta andarmos nas ruas e olharmos as construções, as placas de sinalização e a natureza. A ciência da matemática é normalmente encarada como um parâmetro para medir o conhecimento que temos e não para desenvolver habilidades e competências, necessárias para o exercício da cidadania, e isso é o que faz com que ela seja tão “assustadora” para alguns. Com o objetivo de estabelecer um resgate histórico da ciência e fazer com que as pessoas se interessem pela área, o Projeto Pitágoras foi desenvolvido em Santa Catarina. O Projeto, idealizado pelos professores Dagmar Zanini e Lílian Ribeiro, do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires, consiste em uma exposição de artefatos matemáticos que estabelecem conexões com outras áreas do conhecimento. A mostra pode ser conferida no Floripa Shopping a partir desde sábado, dia 31 de outubro e estende-se até o feriado, dia 2 de novembro.

O Projeto integra-se com a comemoração dos 25 anos do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires e tem o intuito de tornar a matemática mais rica e prazerosa. Durante os três dias de evento, os dois professores – Lílian e Dagmar – junto com um grupo de 15 alunos estarão acompanhando e auxiliando os visitantes da mostra. Os experimentos que estarão em exposição são todos desenvolvidos pelos próprios alunos do colégio e lançam certos desafios como: “Quantos cubos de uma unidade de lados podemos colocar em uma mala quadrada de 3,9 unidades de lado?”; ou “Como demonstrar hipóteses que parecem verdadeiras?”. A professora Lílian explica que os objetos que compõe a exposição são totalmente interativos e por isso chama a atenção dos visitantes. “O fato das pessoas se sentirem desafiadas é que instiga a vontade de brincar e aprender”, comenta.

Para Mônica Freitas, gerente de marketing do Floripa Shopping, a realização do Projeto é uma ótima oportunidade para o público se interessar mais pela ciência. “Tudo que é feito de maneira mais descontraída acaba se tornando mais prazeroso, e a exposição é exatamente isso, a oportunidade das pessoas adquirirem conhecimento em seu momento de lazer”, afirma. Disponível para todas as faixas etárias, o projeto fica exposto no sábado das 10h às 22h, e no domino e feriado, das 12h às 21h.

SERVIÇO

O que: Projeto Pitágoras
Onde: Floripa Shopping – loja 238, próximo à praça de alimentação.
Quando: De 31 de outubro a 2 de novembro
Quanto: Gratuito
Mais informações: www.floripashopping.com.br / www.cfnp.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img