18.7 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Projeto da rede municipal de educação é selecionado em prêmio nacional

spot_img

Projeto da rede municipal de educação é selecionado em prêmio nacional

spot_imgspot_img

O trabalho levou as crianças da creche Morro da Queimada para o universo do samba

O projeto “Batucando com a princesa: um encontro do samba com as brincadeiras infantis”, desenvolvido pela professora Marcia Theodorico Mezzomo, da Creche Morro da Queimada, foi selecionado no 5º Prêmio Educar para a Igualdade Racial do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT, uma organização não governamental.

Os 16 trabalhos selecionados na categoria Professor irão compor uma publicação que tem como objetivo divulgar nacionalmente iniciativas educacionais bem-sucedidas de promoção da igualdade etnicorracial.

O projeto desenvolvido com as crianças da unidade também teve a participação das professoras Adriana Maria Cardoso, Leila Andrade Dias, Regina Lacerda e Rosicléia dos Passos.

Sobre o Projeto

O universo do samba está presente no cotidiano da creche Morro da Queimada, seja quando as crianças representam a porta bandeira ou quando transformam uma lata num instrumento musical.

O projeto “Batucando com a princesa: Um encontro do samba com as brincadeiras infantis”, desenvolvido com crianças na faixa etária de 4 a 6 anos, surgiu a partir do interesse na Escola de Samba Protegidos da Princesa. Muitas delas já participavam dos desfiles da Escola no carnaval.

Os objetivos do projeto, criado em 2009, foram conhecer a história da Escola de Samba, explorar as diferentes linguagens, valorizar a cultura da comunidade e reconhecer as manifestações da cultura africana no nosso dia-a-dia.

As crianças estudaram a origem do nome da Escola e descobriram que é uma homenagem a Princesa Isabel. A partir daí começaram a investigar mais sobre a vida da Princesa e sobre a importância dela na libertação dos escravos.

Após saber do interesse na Escola de Samba, o presidente da Protegidos da Princesa, Moacir Gomes, visitou a creche e conversou com as crianças. Na ocasião, os pequenos descobriram curiosidades, sobre a agremiação, como por exemplo, que ela foi fundada em 18 de abril de 1948 por Libânio da Silva, Íbio Rosa, Silvio Serafim e Benjamin João Pereira.

A creche também recebeu a visita de um dos integrantes mais antigos da Escola, senhor Eli Lopes . Durante a visita, foram construídos tambores com latas de leite e baquetas com garrafas de plástico, entre outros instrumentos.

O projeto pretendeu dar visibilidade as experiências significativas para as crianças e que serviram de instrumento para o desenvolvimento do grupo.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img