23.8 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Projeto musical homenageia a época de ouro das rádios de Florianópolis

spot_img

Projeto musical homenageia a época de ouro das rádios de Florianópolis

spot_imgspot_img

O show “BAR DA NOITE” foi concebido p/ homenagear a ‘Época de Ouro das Rádios” em Florianópolis e pretende fazer uma releitura de umdos programas transmitidos pela Rádio Diário da Manhã entre asdécadas de 50 e 60 e que perfazia um ‘bar imaginário’, com músicaao vivo. O programa apresentava a cantora Neide Mariarrosa comocrooner, Aldo Gonzaga no piano, Álvaro Gonçalves no trombone,Nabor Ferreira no sax-tenor, Sílvio Ângelo no trompete, Tida, Dinoe Helinho na bateria, DeMaria no contrabaixo, Aldo Silva, NíveaNunes, Francisco Mascarenhasv e os melhores locutores e radialistasda época. O programa “Bar da Noite” foi idealizado e produzido porZininho. No repertório do “Bar da Noite”, músicas da época: AryBarroso, Noel Rosa, Cartola, Lupcínio Rodrigues, Caymmi, DoloresDuran, Tom, Vinícius e Zininho, claro!

Durante os anos de 1958 a 1966 a Rádio Diário da Manhã deFlorianópolis apresentou nas noites de sexta-feira um dos seusprogramas de maior sucesso: Bar da Noite, criado por Cláudio AlvimBarbosa (1929-1998), mais conhecido como Zininho, e tendo comoestrela a cantora Neide Maria Rosa (1936-1994). Zininho comenta ementrevista que criou Bar da Noite para Neide Maria cantar e que aoinvés de seguir o formato dos programas de então, onde eraapresentado o nome da rádio e em seguida se chamava a atraçãomusical, teve um “estalo” e decidiu criar um bar imaginário.

A abertura e o fechamento desse bar imaginário se davam com a vozem tom grave de Neide Maria cantando trecho da música Bar da Noite,de Bidú Reis e Haroldo Barbosa, que foi sucesso na voz da cantoraNora Ney (1922- 003): “Você sabe bem que é mentira/ Mentiranoturna de bar/ Bar tristonho sindicato/ De sócios da mesma dor/Barque é o refúgio barato/Dos fracassados do amor”. Com este trechomusical começava e terminava o Bar da Noite, indicando que o bar élocal dos solitários, dos que sonham e sofrem por amor.

Ou naspalavras do Locutor:

“Bar da Noite […] fumaça, murmúrios que se perdem durante o tinirde taças […] o es[?] de garrafas que se abrem para derramar oesquecimento, para turvar as idéias […] o suave farfalhar dassedas nas dansas [sic] preguiçosas […] isso é Bar da Noite. Oporto onde atracam sonhos […] o alimento das quiméras [sic], dasilusões […] Assim é […] E enquanto bebericamosmelancolicamente, deixemos que a ilusão mais cara tome forma nasazas [sic] da música […] da música que faz sonhar quando NeideMaria canta”


ONDE: Armazém Vieira Bar – Rua Aldo Alves, nº 02 – Saco dos limões
– Informações e Reservas: (48) 3333-8687

QUANDO: dia 07 de outubro – quinta feira, Às 21:30

MúSICOS: Cláudia Barbosa (voz), Denise de Castro (piano e voz),
Marco Aurélio (trombone) e Gilson ‘Baixinho’ Duarte (bateria)

COUVERT: 10 reais

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img