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quinta-feira, abril 25, 2024
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Queda na renda das famílias reduz a intenção de gasto médio no Dia dos Pais em Santa Catarina

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Queda na renda das famílias reduz a intenção de gasto médio no Dia dos Pais em Santa Catarina

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O resultado da Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais, realizada pela Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio SC), demonstra que os consumidores, diante da situação econômica do país e da redução da renda das famílias, estão pensando em conter seus gastos com os presentes paternos.

A previsão de gasto médio por pessoa baixou de R$ 166,44, em 2014, para R$ 141,90 agora em 2015. Entre as cidades pesquisadas, Criciúma registrou o maior gasto médio de intenção de compras, com R$ 213,63 por consumidor, enquanto que Joinville foi o menor, com 109,32.

A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 11 de julho com 2.115 pessoas em Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Lages e Itajaí, além das já citadas Criciúma e Joinville.

Dentre os entrevistados, 62,4% são mulheres, a maioria com ensino médio completo (45,4%), jovens com idade entre 18 e 35 anos (70,4%), que trabalham com carteira assinada (57,2%) e pertencentes às classes C e D (70,4%).

Na pesquisa, 33,2% dos entrevistados declararam que suas famílias estão em situação melhor do que a do mesmo período do ano anterior; 27,9% apontaram que sua situação permaneceu igual e 38,4% afirmaram que estão em pior situação.

O percentual de famílias em situação pior do que a do ano passado é maior que as famílias em situação melhor, cenário que não ocorria nos últimos anos. Assim, a retração da renda das famílias trouxe uma menor confiança na prospecção de gastos para o Dia dos Pais, o que torna bastante viável uma redução do volume de vendas no período, quando comparado com o ano passado.

À vista

Já em relação à intenção de forma de pagamento das compras, a maioria dos consumidores estaduais tem como objetivo pagá-las à vista. A opção à vista em dinheiro foi a mais lembrada (73,7%) pelos catarinenses, sendo seguida pela compra parcelada no cartão de crédito (9,5%) e pelo pagamento à vista no mesmo cartão de crédito (6,9%).

Desta maneira, os catarinenses estão um pouco mais dispostos a endividar-se, já que o percentual de famílias que pretende parcelar no cartão de crédito é maior dos que pretendem pagar à vista. Algo que não se via nos últimos anos e decorre muito do próprio cenário de retração da renda real, devido à persistente inflação.

Os itens que o consumidor mais irá valorizar na hora da compra serão o preço (34%), o atendimento (26%) e a promoção (25%), ou seja, tudo o que contribuir para um menor gasto e uma melhor experiência de compra é de interesse dos catarinenses.

A pesquisa de preços será feita por 70,4% dos entrevistados, que darão preferência ao comércio de rua (73,4%), seguido pelos shoppings centers (20%). Presentes relacionados ao setor de vestuário serão os mais procurados (57,4%), vindo na sequência o setor de perfumes e cosméticos (12,2%) e e de calçados (12,1%). Uma parcela considerável dos consumidores (4,4%) ainda está indecisa quanto ao presente.

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