23.2 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Quinteto Villa-Lobos lança CD em Florianópolis

spot_img

Quinteto Villa-Lobos lança CD em Florianópolis

spot_imgspot_img

O CD tem patrocínio das empresas Volvo e Bosh, apoio do Ministério da Cultura e produção da Direção Cultura

Flauta, oboé, clarineta, trompa e fagote. Esse é o som do Quinteto Villa-Lobos que estará em Florianópolis para o lançamento do novo CD “Villa-Lobos – Um Clássico Popular”, repleto de obras populares do compositor, arranjadas para quinteto de sopros, gravado pelo selo Kalamata. O álbum homenageia os 50 anos de morte de Heitor Villa-Lobos e o público pode conferir a apresentação no próximo dia 27 de junho (sábado), às 21h, no Sesc Prainha ( Travessia Syriaco Atherino, nº 100), com entrada franca.

O Quinteto já passou por Florianópolis em 2008 e volta com a expectativa de encontrar o mesmo público receptivo e caloroso. Segundo um dos músicos, o fagotista Aloysio Fagerlande, as apresentações foram ótimas. “Inesquecível também foi a sequência de camarões que provamos na praia”, lembra.

A turnê de lançamento do CD teve início em São Paulo, no último mês de maio, no Auditório Ibirapuera, e prevê apresentações em Porto Alegre (Sesc Porto Alegre, dia 10 de julho), Curitiba (Capela Santa Maria, dias 23 e 24 de outubro), Salvador (Teatro Castro Alves, dia 9 de dezembro) e ainda Campinas e Pederneiras (SP). Para o programa estão previstas composições clássicas do compositor Villa-Lobos como “Bachianas n.2 – O Trenzinho do Caipira – Toccata (arr. Jessé Sadoc Filho)”, “Lundu da Marquesa de Santos (arr. Paulo Sergio Santos e orig. para canto) entre outras.

Sobre o Quinteto

Desde a fundação em 1962, no Rio de Janeiro, o conjunto de sopros se dedica, sobretudo, à divulgação da música de câmara brasileira, ao mesmo tempo em que amplia seu repertório por vários gêneros, conferindo competência e popularidade às suas apresentações em espaços públicos e em escolas da rede de ensino. Somando um total de 16 discos gravados, registrou em 1997 um CD comemorativo aos 35 anos de atividades.

Em 2001, recebeu o Prêmio Carlos Gomes, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, como o Melhor Grupo de Música de Câmara do Brasil. Oito anos depois, recebe em São Paulo o “XII Prêmio Carlos Gomes” de ópera e música erudita, indicado para a categoria de Conjunto de Câmara, pelas turnês de música brasileira no interior do Estado do Rio e um breve giro latino-americano.

A atual formação com os músicos Antonio Carrasqueira (flauta), Luis Carlos Justi (oboé), Paulo Sergio Santos (clarineta), Philip Doyle (trompa) e Aloysio Fagerlande (fagote) está junta há 13 anos.

A Direção Cultura é uma empresa de Campinas voltada ao segmento cultural desde 1999 que prima pela qualidade artística dos projetos desenvolvidos, especialmente eventos gratuitos e de formação de público. O selo independente Kalamata, criado pela própria empresa em 2005, registra os trabalhos de talentosos intérpretes, compositores e arranjadores brasileiros e também cuida da distribuição dos CDs.

Lançamento do CD “Villa-Lobos – Um Clássico Popular”

Onde: Florianópolis

Local: Sesc Prainha (Travessia Syriaco Atherino, nº 100)

Data: 27 de junho (sábado)

Horário: 21h

Entrada franca

Venda de CD: R$20,00 (shows) e R$25,00 (lojas)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img