O advogado catarinense Rafael Horn foi eleito nesta segunda-feira (19/10), em Brasília, diretor executivo do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB). A escolha aconteceu no Conselho Pleno, para um cargo criado com a atualização do Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei federal 8.906/94).
É a segunda vez que Horn ocupa posto na diretoria nacional. Entre 2022 e 2025, ele foi vice-presidente nacional da OAB, o primeiro catarinense no cargo. Ex-presidente da OAB/SC, hoje é conselheiro federal pela Seccional e coordenador nacional das comissões e projetos estruturantes da OAB Nacional.
Quais são as prioridades do novo diretor?
Horn terá duas frentes. A primeira é levar ao Conselho Federal a posição da OAB/SC de combate aos abusos no Supremo Tribunal Federal (STF). A segunda é construir, com as Seccionais, um novo modelo para as inscrições suplementares, para corrigir distorções que afetam advogados que atuam em mais de um estado.
“Recebo esta missão com muita honra e com a consciência da responsabilidade de representar a advocacia do Sul do País na diretoria nacional da OAB, especialmente na defesa de nossas prerrogativas profissionais”, afirma Horn.
Bancada catarinense em Brasília
O presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, vê na eleição um sinal do peso da Seccional. “A presença de um catarinense pela segunda vez consecutiva na diretoria do Conselho Federal mostra que Santa Catarina deixou de ser coadjuvante nas grandes discussões da advocacia brasileira”, diz.
O presidente em exercício da OAB/SC, Jean Leomar, acompanhou a sessão ao lado dos conselheiros federais Eduardo Mello e Cláudia Prudêncio e de Rafael Piva, secretário da Comissão Especial de Acompanhamento Legislativo do CFOAB. “Rafael leva ao Conselho Federal as pautas que a advocacia catarinense construiu e que agora ganham força em todo o país”, afirmou.



