18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Receitas das Nossas Mães: um livro recheado de afetos

spot_img

Receitas das Nossas Mães: um livro recheado de afetos

spot_imgspot_img

 Lançamento será dia 1 em Florianópolis e na próxima semana em Curitiba

Quem não lembra com saudades de um aroma vindo da cozinha, na casa de infância? De uma receita que nem precisa ser especial, mas que hoje remete a momentos que ficaram para sempre na lembrança? Foi pensando nisso que um grupo de amigas resolveu resgatar essas memórias nas páginas do livro “Receitas das nossas mães – Crônicas de cozinhas e afetos”. A obra reúne receitas de mães, tias e avós que trazem personagens e cenários de diferentes épocas da vida de cada uma, num mosaico de pequenas histórias cheias de sabores e aromas.

São sete participantes – jornalistas, educadoras e teatrólogas. Infelizmente, entre a concepção e a edição final, duas participantes, Katia Bortoluzzi e Carmen Fossari, faleceram, mas deixaram prontos os textos e as fotos que integram o livro. Assim, a conclusão deste projeto conjunto é também uma homenagem às duas amigas que generosamente compartilharam boas recordações com as autoras e leitores. As outras participantes são Antoninha Santiago, Beth Karam, Dinah Lopes (do Espírito Santo), Monique Vandresen e Solange Straube Stecz (de Curitiba).

Cada uma ficou livre para escrever o que queria, do jeito que queria, na forma que queria. Assim, o livro inclui textos memorialistas que levaram por vezes a assuntos diversos, a outras receitas que não exclusivamente da família, mas do universo culinário e afetivo das autoras; crônicas breves; relatos mais longos de histórias de preparos de iguarias que fizeram ou fazem sucesso em encontros festivos em torno de uma mesa.

Ao longo das quase 140 páginas, no conteúdo e na concepção gráfica, a cargo de Eduardo Faria/Officio, o livro é uma colcha de retalhos de memórias, um scrapbook de recortes de imagens fotográficas e histórias narradas.  E assim, pelo viés de uma ou outra receita, os textos resgatam episódios que passam ao largo dos registros oficiais de grandes feitos ou das redes sociais de hoje.

O livro, que está sendo lançado na forma impressa e em e-book pela editora Mondrongo, também reserva algumas páginas para que o leitor/leitora coloque os seus próprios recortes de memórias e receitas culinárias.

“Receitas das nossas mães- crônicas de cozinhas e afetos”, de Beth Karam (org.), Antoninha Santiago, Carmen Fossari, Dinah Lopes, Katia Bortoluzzi, Monique Vandresen e Solange Straube Stecz. Foto da capa de Cláudio Brandão. Projeto gráfico de Eduardo Faria/Officio. Editora Mondrongo.

Lançamento:

1 de outubro, na próxima sexta-feira, das 18h às 21h, no Multi Open  Shopping em Florianópolis.

Para adquirir o livro:

Editora Mondrongo (impresso e e-book): www.mondrongo.com.br

Livrarias Catarinense/Livrarias Curitiba (na loja ou pela internet)

Livraria Letraria (na loja ou pela internet)

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img