25 C
fpolis
terça-feira, março 19, 2024

Reforma da Casa da Alfândega iniciou em 10/11

spot_img

Reforma da Casa da Alfândega iniciou em 10/11

spot_imgspot_img

A professora Luca Polli, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), apresentou o projeto de revitalização da Casa da Alfândega durante a reunião do Conselho Consultivo do Corredor Cultural de Florianópolis, realizado na quarta-feira (05/11) na USAG/UDESC, no bairro Itacorubi.

A reforma, que inicia na próxima segunda-feira (10/11) abrange o prédio todo e consiste em um novo reboco e nova ambientação do espaço interno. O piso permanece o mesmo. A casa será reaberta dia 15/12, sendo que a realização é da FCC.

As melhorias facilitarão o trabalho dos artesãos que vendem seus produtos na casa, bem como a mobilidade dos visitantes. Polli salientou que uma sala, na parte de trás da histórica edificação será reservada para exposição de produtos regionais – a fim de valorizar produtos de diferentes regiões do estado – e para o intercâmbio de profissionais do artesanato da Grande Florianópolis com os de toda Santa Catarina. Este espaço também servirá para expor a riqueza culinária da cultura destas regiões.

A revitalização da Casa da Alfândega é de fundamental importância para o trabalho do Conselho do Corredor Cultural, pois a casa é o “coração” do Centro Histórico da cidade e uma referência para os artesãos, cujo trabalho é foco do conselho, que acredita na valorização da cultura e produtos locais como peça-chave para revigorar a região central.

O projeto do Corredor Cultural, criado no início de agosto, conta com a FloripAmanhã, Banco do Brasil, Fundação Franklin Cascaes, FLORAM, Parque da Luz e UDESC, a idealizadora do projeto, através da professora Clerilei Bier.

O Conselho visa organizar a região central da cidade, com três eixos de trabalho: Praça XV, Largo da Alfândega e Parque da luz. Neste trecho funcionarão feiras livres e um circuito cultural com atividades lúdicas artístico-culturais.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais