18.7 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Relíquias do Buda serão expostas em Florianópolis a partir desta sexta

spot_img

Relíquias do Buda serão expostas em Florianópolis a partir desta sexta

spot_imgspot_img

A turnê começou em 2001, quando o Lama Zopa Rinpoche, diretor espiritual do projeto Maitreia, autorizou a exibição de mais de mil relíquias

A principal atração da Semana da Cultura Tibetana será a exposição das Relíquias do Buda Shakyamuni e de outros grandes mestres budistas, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de março, no Espaço Cultural do Terminal Rodoviário Rita Maria, em Florianópolis. Esta é a primeira vez que a mostra vem para a capital catarinense. Baseado no público que compareceu em 2008, quando a exposição esteve em outras cidades do Brasil, estima-se que duas mil pessoas visitem a exposição diariamente.

A turnê começou em 2001, quando o Lama Zopa Rinpoche, diretor espiritual do projeto Maitreia, autorizou a exibição de mais de mil relíquias do Buda Shakiamuni e de outros grandes mestres budistas. Concluída a volta ao mundo, às relíquias serão guardadas em um santuário no coração de uma magnífica estátua de 152 metros do Buda Maitreia, que está sendo construída em Kushinagar, na Índia. Este ano, a exposição das Relíquias do Buda do Projeto Maitreia, viajará pelo mundo em quatro turnês: a das Américas, da Europa, da Ásia e a da Austrália e Nova Zelândia. O projeto e a exposição têm o incentivo e as bênçãos de Sua Santidade, o Dalai Lama.

Essa segunda exposição itinerante está sendo realizada pelo Projeto Maitreia, o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) e o Centro de Estudos do Budismo Tibetano Shiwa Lha, com apoio do Instituto Caminho do Meio e do Centro de Cultura Tibetana. O roteiro será desenvolvido a partir de Viamão, cidade localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, e sede do CEBB, nos dias 12 a 14 de março, passando a seguir por Florianópolis (19 a 21 de março), Curitiba (de 26 a 28 de março), São Paulo (de 07 a 11 de abril), Vitória (de 16 a 18 de abril), Salvador (de 23 a 25 de abril), Recife (de 07 a 09 de maio), João Pessoa (de 14 a 16 de maio), e concluindo no Rio de Janeiro (de 20 a 23 de maio). A entrada é franca, sendo as doações encaminhadas para o Projeto Maitréia.

As relíquias

Quando os corpos de mestres espirituais são cremados, entre suas cinzas surgem cristais parecidos com pérolas. Estes objetos são especiais porque guardam a essência das qualidades do mestre. As relíquias são evidências físicas de que ele desenvolveu muita compaixão e sabedoria antes da morte. Elas proporcionam uma oportunidade única de conexão espiritual com seres iluminados.

O projeto Maitreia

O objetivo do Projeto Maitreia é levar a paz aos indivíduos, às famílias, às comunidades e, conseqüentemente, ao mundo, através da prática de bondade amorosa. A estátua de bronze, que é a parte mais visível do Projeto Maitreia, foi concebida para durar por mais de mil anos. Durante este período, espera-se criar, direta e indiretamente, condições para a estabilidade econômica e renovação espiritual na região de abrangência do projeto. Quinhentos alunos já estão recebendo educação gratuita na escola do Projeto de Educação Universal Maitreia, em Bodhigaya. Um hospital universitário de padrão internacional será construído para atender aos mais carentes.

Durante o século 20, a maioria dos grandes edifícios construídos foi dedicada aos interesses econômicos. A estátua do Buda Maitreia proporcionará ao mundo um necessário e duradouro monumento aos valores espirituais.

Exposição Das Relíquias Do Buda

Entrada franca

Local:
Espaço Cultural Rita Maria

Endereço:
Terminal Rodoviário Rita Maria (piso superior)
Av. Paulo Fontes nº 1101, Florianópolis, SC.

Data:
19 a 21 de março de 2010

Horário:
Sexta-feira às 19h – Cerimônia de Abertura
Sábado das 10h às 19h
Domingo das 10h as 19h

Coordenação do Evento em Florianópolis:
Cerys Tramontini (48) 91299662
Alessandra Destro (48) 88234789

Coordenação de Mídia:
Zé Paiva (48) 8822 9660

Coordenação do evento para o Brasil
Marcelo Nicolodi- 21-8351-2484

Coordenação nacional de mídia
Nea de Castro (Reg. 5089 DRT/RS) – 51-8457-0387

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img