22.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Rendeiras de Florianópolis concluem formação em gestão cooperada

spot_img

Rendeiras de Florianópolis concluem formação em gestão cooperada

spot_imgspot_img

Leonice de Ávila Duarte, moradora da Armação, aprendeu a fazer renda ainda criança e, como a maioria das mulheres de pescador, tirava das almofadas de bilros o sustento da família quando o marido saía por meses para trabalhar no mar. Nesta quarta-feira, aos 69 anos, Leonice vai receber pela primeira vez um certificado referente à atividade que exerceu a vida inteira. Ela é uma das 30 alunas que concluíram o Curso de Gestão Cooperada para Rendeiras, ministrado no Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis. A entrega dos certificados acontece às 15h, no Casarão das Rendeiras, na Lagoa da Conceição.

O curso foi realizado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), em parceria com o Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart), do Ministério da Cultura (MinC), contando com apoio da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina. A iniciativa pretende despertar nas artesãs o espírito empreendedor por meio de ações de apoio à produção, comercialização, distribuição e divulgação da atividade. Visa ainda à valorização do processo de produção da renda de bilro e o repasse de saberes tradicionais.

Ao todo, as rendeiras tiveram 40 horas de aula sobre relações interpessoais, técnicas de atendimento e vendas, gestão financeira e planejamento de ações coletivas. A partir da formação de um grupo de trabalho, as artesãs vão começar a participar de feiras e exposições dentro e fora de Santa Catarina.

Em outubro, a renda de bilro de Florianópolis vai estar em destaque no Museu Edson Carneiro, no Rio de Janeiro, com uma exposição exclusiva com trabalhos de rendeiras do município no Salão do Artista Popular. A mostra já e um dos resultados da parceria com o Promoart na capital catarinense.

Núcleos regionais

Além das oficinas no Casarão das Rendeiras, a Fundação Franklin Cascaes abriu oficinas de renda nas comunidades do Sambaqui e do Pântano do Sul, em parceria com associações de moradores, assim como no bairro do Estreito, na região continental. A proposta é que esses espaços comunitários de troca entre as rendeiras funcionem como núcleos do Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis, fortalecendo cada vez mais essa tradição cultural.

No Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis (Casarão das Rendeiras) são realizadas oficinas permanentes para repasse de saberes, aprimoramento de técnicas de produção e exposição de produtos de referência cultural. O espaço vai abrigar em breve um centro museográfico, com acervo de fotos, vídeos e folhetos, entre outros materiais sobre a atividade, e terá uma loja de produtos confeccionados e comercializados pelas rendeiras de Florianópolis.

Serviço:

O Quê: Formatura de Rendeiras no Curso de Gestão Cooperada

Quando: quarta-feira (27/07) -15h

Onde: Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis

(Casarão das Rendeiras)

Rua Henrique Veras do Nascimento nº 50 – Lagoa da Conceição

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img