21.9 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

ReÓleo da ACIF lança cartilha sobre reciclagem de óleo de cozinha na Semana do Livro Infantil

spot_img

ReÓleo da ACIF lança cartilha sobre reciclagem de óleo de cozinha na Semana do Livro Infantil

spot_imgspot_img

O Programa ReÓleo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) lançou esta semana uma cartilha educativa contendo orientações sobre reciclagem de óleo de cozinha e preservação ambiental. O material foi lançado dentro da programação da Semana do Livro Infantil, promovida pela Secretaria Municipal de Educação.

Desde 2011, o programa já realizou 350 palestras e formou mais de 35 mil alunos da rede de ensino da Grande Florianópolis. Só no ano passado foram 80 apresentações em instituições públicas e particulares da Grande Florianópolis.

Saiba mais sobre o Programa ReÓleo

Iniciado em 1998, pela ACIF Mulher, na Lagoa da Conceição, o ReÓleo já coletou e reciclou mais de 3,6 milhões de litros de óleo vegetal, e atende a toda Grande Florianópolis com cerca de 280 pontos de coleta. O programa tem a parceria da Ambiental Santos, que recicla os resíduos e distribui gratuitamente produtos de limpeza biodegradáveis aos participantes do programa. Em média, o ReÓleo recolhe por mês cerca de 30 mil litros do resíduo saturado.

As escolas também contribuem com a coleta de óleo, tornando-se pontos de entrega voluntária. Hoje, já existem PEV’s instalados em escolas públicas e particulares da Grande Florianópolis. Além disso, qualquer pessoa pode participar, recolhendo seu óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até os pontos de coleta. Além das escolas, condomínios, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos que utilizam o resíduo também podem participar. Basta fazer o cadastro via e-mail junto ao programa e seguir as orientações.

O ReÓleo foi responsável por colocar Florianópolis no Guinness Book por duas vezes (2012 e 2015), como a cidade que mais coleta e recicla óleo de cozinha do mundo, e foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis, recebendo o Troféu APAE de Responsabilidade Social. Em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental e, em 2014, o Prêmio Top de Marketing da ADVB/SC, entre outros prêmios de destaque.

O programa conta com o apoio da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap).

Veja como participar no http://www.acif.org.br/reoleo/

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img