22.5 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Residencial de alto padrão em Florianópolis tem um dos maiores telhados verdes do Brasil

spot_img

Residencial de alto padrão em Florianópolis tem um dos maiores telhados verdes do Brasil

spot_imgspot_img

Empreendimento localizado na Praia Mole, em Florianópolis, será o primeiro residencial com o selo AQUA-HQE em Santa Catarina

Um refúgio natural, com acesso ao mar e à lagoa, com face para o amanhecer e o pôr do sol. Assim é o residencial Yrupá, construído em um dos pontos mais desejados de Florianópolis: entre a Praia Mole e a Lagoa da Conceição. O empreendimento-boutique da GND Incorporadora entrega um projeto único, que preza pela sustentabilidade e a preservação do seu entorno, apresentando um novo conceito de morar.

— Cada vez mais nossos empreendimentos buscam entregar não só um imóvel, mas uma experiência completa de bem-estar e lazer para os moradores, valorizando as potencialidades naturais do local. Isso faz parte do nosso DNA sustentável. E é isto que o Yrupá apresenta — destaca Eduardo Deboni, CEO da GND. 

Quando visto de cima, o residencial estará praticamente camuflado em meio à natureza, graças aos seus cerca de 6,3 mil m² de telhado verde, um marco na construção civil da capital catarinense e também uma das maiores coberturas verdes do Brasil. O modelo busca reduzir o impacto ambiental e auxilia na preservação do microclima da região, além de ser uma excelente forma de ampliar a área de plantio local. O espaço verde ainda minimiza a absorção de calor, o que reduz o uso de ar-condicionado e, consequentemente, o consumo de energia. 

— A tecnologia para os telhados verdes permite que se possa cultivar uma grande variedade de plantas, incluindo espécies comestíveis, com horta, ervas aromáticas e outras que também são atrativas para insetos e pássaros. No Yrupá, os tetos verdes ainda são importantes ativos paisagísticos — destaca a arquiteta Juliana Castro, diretora criativa da JA8 Arquitetura Viva, responsável pelo projeto paisagístico do Yrupá.

A preocupação com o ambiente ao redor faz parte da identidade do condomínio, que prioriza o plantio e replantio de mata nativa, buscando trazer a biodiversidade presente nos ecossistemas de Mata Atlântica. Ao menos 35% do terreno de 23 mil m² será destinado para um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). Primeiro residencial em Santa Catarina e o primeiro empreendimento de Florianópolis a receber o selo AQUA-HQE, certificação internacional de construção sustentável, desenvolvida a partir da francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale), o Yrupá terá uma das mais tecnológicas estações de tratamento de efluentes da Ilha, com impacto mínimo ao meio ambiente, e sistema de captação de água da chuva.

Integrando os apartamentos à paisagem, os imóveis, desenhados pelo Escritório ARK7, comandado pelos arquitetos Giovani Bonetti e Leandro Rotolo, valorizam volumes claros, linhas horizontais, uso de materiais naturais, como madeira e pedra, e vidro em abundância para ampliar a conexão do interior com a área externa. Em vez de um grande edifício, os apartamentos de apenas dois pavimentos serão construídos de forma escalonada, respeitando o declive do terreno e a altura dos morros ao redor. O projeto aproveita ao máximo a visão para o mar e para a lagoa, a iluminação natural e a circulação de ar.

— A integração efetiva e técnica com a natureza está presente em todas as etapas do Yrupá. Assim, buscamos destacar as belezas da Praia Mole e da Lagoa, 

aproveitando o terreno para uma implementação harmônica e um melhor aproveitamento das vistas, do sol e do vento, sem gerar um volume construtivo agressivo à paisagem. Com certeza, é um empreendimento que nasce com o conceito de criar o melhor ambiente possível, de forma respeitosa, rica e saudável — detalha o arquiteto Leandro Rotolo.

Ao todo, o condomínio-boutique conta com seis vilas com 76 unidades que vão de studios, com 62 m², a apartamentos de 2 a 4 suítes, de 117 a 258 m². Na área comum, os moradores poderão aproveitar espaços como salão de festas, spa, sala de reuniões compartilhada, piscina, brinquedoteca, ateliê do vinho (área gourmet com espaço de adega climatizada para armazenar garrafas de vinho), espaço fitness, espaço náutico, sala de yoga e horta.

— Cada ambiente, cada unidade foi pensada para que os pequenos detalhes e as experiências individuais sejam valorizadas, sempre destacando esta paisagem única — completa Deboni. 

Foco na sustentabilidade e certificação internacional

Único residencial com aprovação do selo AQUA-HQE em Santa Catarina, o Yrupá segue uma lista rigorosa de 14 categorias de Qualidade Ambiental do Empreendimento (QAE) e de implantação de um Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE), que contempla, inclusive, o canteiro de obras, reduzindo o impacto ambiental ao longo da construção. 

A aplicação dessas medidas inclui compromisso com a redução do consumo de água, de energia, de dióxido de carbono e de matérias-primas nas edificações, pensando na valorização da qualidade de vida dos usuários e no desenvolvimento socioeconômico da região. Um trecho da área total será doado ao município para a construção de uma passagem pública e gratuita entre a Praia Mole e a Lagoa da Conceição. O novo acesso, executado dentro do projeto Yrupá, ampliará as opções de mobilidade para moradores e frequentadores da área. 

Sempre conectada à comunidade do entorno, a GND já participou de inúmeras atividades voltadas para a valorização do bairro, com apoio a eventos esportivos e a ações como o Viva Lagoa, projeto de fortalecimento da economia local, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) e Associação dos Moradores da Lagoa da Conceição (Amola), e de mutirão de limpeza das praias, em conjunto com a ONG Eco Local Brasil. 

 Como a sustentabilidade é o carro-chefe do empreendimento, respeitando e valorizando a natureza local, o condomínio terá, além de cobertura verde, placas fotovoltaicas, uma espera para carregador de carro elétrico por apartamento, além de duas completas entregues nas vagas de visitantes, e estação de tratamento de efluentes privativa. Para o projeto paisagístico, a arquiteta Juliana Castro explica que foram priorizadas plantas nativas do lugar, com vegetação que se adapta naturalmente às condições climáticas, minimizando o consumo de água e energia para sua manutenção, além de ser importante para a fauna local, que vive em sinergia com esta vegetação.

— Queremos que o lugar se transforme ao longo dos meses e dos anos. Que cada dia seja diferente e que este jardim possa sempre ter algo para ser descoberto. Queremos que as pessoas e os pássaros possam apreciar frutos em todas as estações, e que viver em contato com a natureza seja possível desde pequenas apreciações como o desabrochar de uma flor quanto a admiração da belíssima vista da lagoa e da praia — reflete a arquiteta Juliana Castro.

Diferentes espaços foram planejados para estimular o convívio ao ar livre e a vida em comunidade, de forma a criar oportunidade e conforto para os moradores do Yrupá.

Um novo destino, inúmeras experiências

Viver entre o mar e a lagoa é uma experiência única, seja para quem escolher morar no endereço quanto para aqueles que irão aproveitar as temporadas e/ou finais de semana. Localizadas na parte leste da Ilha, a Lagoa da Conceição e a Praia Mole estão entre os endereços mais visitados da capital catarinense. Em seu entorno, é possível desfrutar de um variado roteiro de bares e restaurantes, além de inúmeras opções de atividades de esporte e lazer como trilhas, stand-up paddle, kite e wind-surf, sandboard, surf, voo livre, e esportes náuticos a motor.

— Nossa ideia é dar espaço para novas experiências com as inúmeras ofertas de esportes aquáticos e ao ar livre — diz Eduardo Deboni, CEO da GND Incorporadora. 

Sobre a GND Incorporadora

Com 21 anos de experiência no mercado da construção civil, a GND Incorporadora tem sedes em Santa Catarina e Rio Grande do Sul e destaca-se por projetos de condomínios-boutique de alto padrão, construídos com tecnologias sustentáveis, privilegiando a exclusividade, a inovação, a preservação da natureza e o estímulo à qualidade de vida. Os empreendimentos da incorporadora coordenada pela família Deboni são chancelados com certificações e selos ambientais nacionais e internacionais e adotam medidas conscientes no uso de água, energia e na geração de resíduos. A GND trabalha em colaboração com parceiros multidisciplinares, sempre buscando gerar benefícios socioeconômicos às comunidades e regiões onde cada empreendimento está inserido.

Sobre a ARK7 

O escritório surgiu da união da Marchetti Bonetti + Arquitetos com a Jobim Carlevaro Rotolo Arquitetos em 2014, agregando valores em torno do desenvolvimento de projetos comprometidos com a eficiência dos edifícios em qualquer escala até o desenho urbano. O histórico dos dois escritórios, que acumulam prêmios de arquitetura e experiência internacional, permitiu a criação de uma equipe eficiente e o desenvolvimento dos projetos em BIM (Building Information Modeling). Participam dos projetos os sócios do novo escritório, os arquitetos Adriano Kremer, Giovani Bonetti, Leandro Rotolo, Marcos Jobim, Silvana Carlevaro Jobim e Tais Marchetti Bonetti.

O projeto Yrupá cativou a equipe rapidamente. Um local com qualidades paisagísticas exuberantes, um terreno singular, alto e bem situado quanto a insolações e vistas. Aliados a estes pontos, a paixão da ARK7 Arquitetos e de seus sócios pela boa arquitetura e a busca incansável para que seus projetos agreguem elementos positivos aos locais em que se inserem.

Sobre a JA8 Arquitetura Viva

Com foco em trazer a natureza para perto das pessoas através da interação dos elementos naturais e construídos, a JA8 Arquitetura Viva busca a exclusividade de cada projeto, trazendo inovação no traçado, elementos fortes e muito verde. Com o Yrupá não poderia ser diferente, o empreendimento traz em seu conceito a interação com a natureza, e os elementos paisagísticos se tornam uma das peças fundamentais para construir a sua identidade. Um projeto que conta com a implementação de espécies nativas da região, propiciando a preservação do ecossistema local e aproximando os moradores da flora e fauna presentes.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img