17.2 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Retrato de Augustine em apresentação única no Teatro da UBRO

spot_img

Retrato de Augustine em apresentação única no Teatro da UBRO

spot_imgspot_img

Após encerrar a temporada pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008, Retrato de Augustine retorna em apresentação única, nesta quinta-feira 22 de julho às 21h30 no Teatro da UBRO. O espetáculo é parte da programação do Festival Vértice Brasil 2010: Encontro de Teatro feito por Mulheres, evento que reúne participantes de vários estados brasileiros e outros 13 países. É a segunda participação da diretora Brígida Miranda, professora do Centro de Artes da UDESC, no evento. Em sua primeira edição, realizada em 2008, Miranda foi convidada a discutir a invisibilidade do trabalho feminino no teatro.

Professora de interpretação e direção teatral no CEART e pesquisadora nas áreas de gênero e teatro feminista, Miranda aponta para a relevância de apresentar Retrato de Augustine neste evento. “Apresentar no Vértice significa compartilhar algumas questões sobre o trabalho feminino: trata-se de um peça teatral escrita por duas mulheres, reconhecidas dramaturgas australianas. Isso já é um bom incentivo num país como o Brasil onde a maioria dos textos publicados e encenados ainda são escritos por homens. Acredito que a temática e estrutura do texto podem estimular diretoras e dramaturgas a re-contarem histórias a partir de outras perspectivas. Retrato de Augustine re-conta a história de Augustine, paciente do neurologista Jean-Martin Charcot para refletir sobre como a psiquiatria e a fotografia construíram uma representação muito específica da mulher no século XIX. Temos ainda muitas histórias de mulheres heróicas e que precisam ser contadas.”

Assina a produção executiva do espetáculo a graduanda de artes cênicas do CEART Paula Cruz. Com patrocínio da Petrobrás e apoio da UDESC, Fundação Franklin Cascaes e Departamento de Arte e Cultura da UFSC, o espetáculo é uma realização da Escultural Produções de Arte, empresa de produção cultural sediada em São Paulo/SP e coordenada pelo ex-aluno de Artes Cênicas Fabiano Lodi, diretor de produção do projeto.

Sinopse:

A ação se passa no hospital parisiense La Salpêtrière, onde ocorreram importantes inovações científicas, sobretudo entre os anos de 1876 e 1880. Dr. Charcot, famoso neurologista e futuro orientador dos estudos de Freud, e sua equipe, realizam experimentos em pacientes histéricas com o objetivo de catalogar ‘a forma’ e os ‘ciclos’ da histeria. Neste contexto de ciência experimental, a fotografia – uma tecnologia então recente – é usada como recurso de “registro fiel da realidade”. Uma jovem das províncias internada aos quinze anos com paralisia no braço direito e fortes dores abdominais atrai a atenção de Charcot. Neste palco onde a ciência foi também espetacularizada, Augustine transforma-se de jovem paciente em uma diva da histeria. Neste papel, Augustine inicia uma jornada sobre o ‘ser’ e o ‘parecer’, para resgatar necessidades mais profundas que a própria identidade.

Serviço:

O quê: Espetáculo Retrato de Augustine, apresentação única
Quando: quinta-feira, 22 de julho, às 21h30
Onde: Teatro da UBRO
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 meia-entrada.
Informações: (48) 3028-8070.

Visite o site do Espetáculo: www.retratodeaugustine.com


Assista ao Clip do Espetáculo:

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img