23.2 C
fpolis
segunda-feira, setembro 27, 2021
cinesytem

Reuni Challenge SC, maior evento de empreendedorismo universitário de SC, mobiliza estudantes inovadores

spot_img

Reuni Challenge SC, maior evento de empreendedorismo universitário de SC, mobiliza estudantes inovadores

spot_img

Com o objetivo de estimular a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino superior do estado de Santa Catarina, o Reuni Challenge SC, promovido pelo Orion Parque Tecnológico, irá conectar o conhecimento universitário com demandas reais da sociedade, mentores com experiência de mercado, o ecossistema de inovação e o Governo do Estado, para o desenvolvimento de projetos inovadores em apenas um final de semana. A competição será entre 10 e 12 de setembro de 2021. As inscrições podem ser realizadas até dia 08/09.

O empreendedorismo universitário é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina, conectar cada vez mais a universidade com o mercado superaquecido do Estado e fomentar o protagonismo universitário são maneiras de atingir este objetivo.

A equipe vencedora da competição, que será 100% on-line, receberá uma premiação em dinheiro (R$ 10.000,00) e levará para a sua universidade o prêmio de “A Universidade mais Empreendedora do Estado de Santa Catarina“. O Reuni Challenge tem a realização do Orion Parque TecnológicoPrefeitura de LagesGoverno do Estado de Santa CatarinaFapescRede Catarinense dos Centros de Inovação e NSC. O Sistema ACAFE apoia o evento.

Desafios do empreendedorismo universitário

Segundo dados da Endeavor, nos EUA, apenas o Massachusetts Institute of Technology (MIT), com seus egressos, conta com 30 mil empresas abertas no mercado, em dados de 2014. Elas empregam 4,6 milhões de pessoas e produzem receitas anuais maiores que o PIB do Brasil. O empreendedorismo universitário é fundamental para o desenvolvimento territorial.

A ação mais comum é disponibilizar disciplinas de inspiração empreendedora, mas será que isso é suficiente? Os resultados dizem: Não!

Quase 60% dos estudantes entrevistados em 2014, de acordo com dados da Endeavor, pretendiam ser empreendedores no futuro – lembrando que, em boa parte, eles eram alunos de professores ligados ao tema (48,7% do total). E quase 30% dos alunos não empreendedores afirmam que o principal motivo para não empreender é nunca ter pensado profundamente no assunto.

Reuni Challenge SC

Para o desenvolvimento do empreendedorismo universitário é essencial colocar o aluno como protagonista, e é por isso que o Reuni Challenge existe: conectando o universitário com o mercado, resolvendo um problema real da comunidade, estimulando o interesse em participar de outras atividades empreendedoras deste ecossistema. 

Julia Rodrigues, uma das mobilizadoras do Projeto Reuni, comenta que o Reuni Challenge é estratégico para o desenvolvimento de competências dos empreendedores. “Através do Reuni Challenge SC esses universitários poderão vivenciar na prática os comportamentos empreendedores para buscar resolver dores/problemas reais da sociedade. O evento tem uma importância única para o Orion Parque Tecnológico, pois atinge um público que buscamos proximidade, além da integração aos Centros de Inovação das outras regiões”, lembra ela.

O objetivo é estimular a cultura do pensamento empreendedor dentro das Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina, inserindo os universitários como protagonistas e aumentando o índice de empreendedorismo dentro das universidades, desenvolvendo o interesse acadêmico pelo assunto. 

A competição também busca unir a Rede Catarinense dos Centros de Centros de Inovação e Instituições de Ensino Superior, criando o maior evento de empreendedorismo universitário do estado, estimulando a competição entre as instituições e colocando os estudantes para aproveitar o capital intelectual desenvolvido em suas graduações.

Na competição o desafio será estadual, em formato on-line, e cada câmpus deverá  formar uma equipe de 5 a 8 universitários e de 1 a 2 professores. Serão até três equipes formadas por câmpus de uma mesma universidade. Durante os três dias as equipes terão que desenvolver sua ideia, a fim de solucionar um problema real, passando por todas as etapas e emoções da criação de um negócio! Os estudantes contarão com a ajuda de capacitações e mentorias durante todo o período.

O Reuni Challenge SC é aberto para estudantes de todas as Instituições de Ensino Superior. Caso você seja aluno de pós-graduação ou curso técnico, também poderá participar – desde que sua IES também tenha cursos de graduação. O evento vai acontecer só para Instituições com câmpus em Santa Catarina. Inscreva-se abaixo se sua IES já montou as equipes. As inscrições são feitas por professores líderes de equipes.

O Reuni Challenge SC será nos dias 10, 11 e 12 de setembro. O evento acontecerá de forma on-line, durante três dias, com início na sexta-feira, dia 10/09, às 19h, e encerramento no final da tarde de domingo (12/09).

As inscrições estão abertas até o dia 08 de setembro. Confira mais detalhes do evento no site:  https://www.projetoreuni.com.br   

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img

Leia mais