23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Roda de conversa no Hospital Universitário da UFSC esclarece dúvidas sobre aleitamento materno

spot_img

Roda de conversa no Hospital Universitário da UFSC esclarece dúvidas sobre aleitamento materno

spot_imgspot_img

Encontro será realizado no Hospital Universitário nesta terça-feira, a partir das 14 horas

A equipe da Central de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciam) do Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC) dá prosseguimento às comemorações do Agosto Dourado nesta terça-feira, 27, com uma roda de conversa envolvendo especialistas, profissionais de saúde, gestantes, mães e pais no Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC).

O evento é aberto à comunidade e será realizado a partir das 14 horas na sala multiuso do bloco didático da Medicina, no HU. A atividade faz parte das comemorações do Agosto Dourado, cujo tema neste ano é  “Empoderar mães e pais para favorecer a amamentação”.

No encontro de hoje, profissionais do HU vão conduzir uma roda de conversa com gestantes do hospital e da comunidade para falar sobre manejo do aleitamento materno e nutrição na gravidez.

Um dos objetivos desta campanha é destacar a importância do envolvimento de familiares e rede de apoio, para que seja possível a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida e complementar até os dois anos de idade ou mais, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.

Estudos confirmam que a amamentação oferece inúmeros benefícios para crianças e mulheres. É a intervenção com maior potencial para reduzir a mortalidade infantil. “Se todas as crianças fossem amamentadas, poderiam ser prevenidas anualmente mais de 820 mil mortes de crianças com menos de cinco anos de idade em todo o mundo; bem como evitar 20 mil mortes de mulheres por câncer de mama”, explicou a enfermeira Isabel Maliska, coordenadora da Ciam em material divulgado para a imprensa.

Segundo ela, embora a sociedade esteja tomando conhecimento da importância do aleitamento materno algumas mulheres não conseguem amamentar, sendo alguns dos principais motivos a falta de informação e apoio.

“Neste sentido, considera-se que a mulher não é exclusivamente responsável pelo sucesso da amamentação. A participação do pai, da família, dos profissionais de saúde, da sociedade e das políticas públicas, cada um desempenhando seu papel, podem em muito contribuir para a promoção do aleitamento materno”, explicou.

Já em relação aos profissionais de saúde, o papel é de promoção e proteção do aleitamento materno. “Estes profissionais podem empoderar mães e pais, esclarecendo dúvidas, medos e crenças, oferecendo informações atualizadas, auxiliando frente às dificuldades e respeitando as escolhas sem julgamentos”, afirmou a enfermeira.

No HU, a Central de Incentivo ao Aleitamento Materno atua junto as mulheres, bebês, pais e acompanhantes atendidos na maternidade, junto a grupos de gestantes da comunidade, preparando os futuros pais para esta prática  e mantém suas portas abertas à comunidade através de demanda espontânea.

Campanha do Aleitamento 2019

  • O objetivo desta campanha é destacar a importância do envolvimento de todos os familiares próximos, e não apenas da mãe, para que seja possível a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida e complementar até os dois anos de idade ou mais
  • O aleitamento materno requer informação baseada em evidências científicas e uma rede de apoio
  • Os profissionais de saúde têm papel relevante, pois podem EMPODERAR mães e pais dialogando sobre o aleitamento materno, esclarecendo dúvidas, medos e crenças; dando informações atualizadas e embasadas em evidências; orientando o manejo das eventuais dificuldades ao longo do processo da amamentação; e, sobretudo, escutando, elogiando quando pertinente, e respeitando as escolhas sem julgamentos
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img