22.2 C
fpolis
sábado, dezembro 4, 2021
cinesytem

Santa Catarina adere nesta quarta-feira ao Sistema Nacional de Inspeção de Produtos de origem animal

spot_imgspot_img

Santa Catarina adere nesta quarta-feira ao Sistema Nacional de Inspeção de Produtos de origem animal

spot_img

O Governo do Estado vai aderir nesta quarta-feira, 16, às 10h, ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar, permitindo a venda dos produtos catarinenses a todo Brasil.

O termo de cooperação técnica para a instalação do projeto-piloto de credenciamento do estado no Sisbi-POA do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) será assinado no Centro Administrativo, pelo governador Raimundo Colombo e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho.

Mendes Ribeiro também fará o anúncio da instalação da Unidade de Vigilância Agropecuária (Uvagro/Vigiagro) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento no Porto de Itapoá, que é uma antiga reivindicação do estado. O Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) atua na inspeção e fiscalização do trânsito internacional de vegetais, seus produtos e subprodutos.

A fiscalização é feita nos portos, aeroportos internacionais, postos de fronteira e aduanas especiais. O objetivo é fiscalizar e impedir a entrada e a disseminação de pragas que constituam ou possam constituir ameaças à agropecuária nacional, garantindo a sanidade dos produtos e a qualidade dos insumos agropecuários importados e exportados.

Ainda no 1º semestre deste ano, serão instalados em Santa Catarina quatro radares meteorológicos de alta precisão climática.

spot_img
spot_img