18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Santa Catarina inicia ação conjunta para coibir a prática da farra do boi

spot_img

Santa Catarina inicia ação conjunta para coibir a prática da farra do boi

spot_imgspot_img

O período que antecede a Quaresma é o escolhido pelas pessoas que praticam ilegalmente a farra do boi em Santa Catarina. Para se preparar para coibir a prática, o Estado já iniciou uma ação conjunta da Polícia Militar de Santa Catarina, a Companhia Integrada do Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), o Ministério Público, a Polícia Civil e as secretarias de Desenvolvimento Regional para impedir a prática na região que vai do município de Itajaí a Palhoça. “A farra do boi é crime por se tratar de maus-tratos aos animais”, explica o promotor Júlio Fernandes, promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Para denunciar, utilize o dique-denúncia da PM: 0800-481-717
A iniciativa neste ano repete a estratégia utilizada no ano passo, com a definição da responsabilidade de cada órgão do Governo do Estado envolvido na operação. “Na frente preventiva, o Batalhão de Proteção Ambiental da PM desenvolve palestras educativas, com distribuição de folhetos. Já na ação repressiva, o setor de inteligência da Polícia Militar identifica os criadouros irregulares de animais e a Cidasc fiscaliza os rebanhos”, explicou o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Nazareno Marcieneiro. Também participam das ações conselhos comunitários e ONGs.

No ano passado as mudanças deram resultado positivo. Em 2010, foram 322 ocorrências de farra do boi. Após o início das ações em conjunto, em 2012, esse número caiu para 188. Pela prática no ano passado, foram detidas 11 pessoas envolvidas com a farra, foram apreendidos 21 bois e registrados sete casos de enfrentamento de populares com a Polícia Militar.

A Polícia Militar disponibiliza o Disque Denúncia, 0800-481-717, para que as comunidades onde acontece a farra do boi possam denunciar a prática. Mas o cidadão pode utilizar outros telefones também. Veja a lista abaixo:

Polícia Militar: 190
Denúncias: 181
Polícia Civil: 197
Polícia Ambiental Florianópolis: (48) 3348-3624 / (48) 3348-2362
Polícia Ambiental Palhoça: (48) 3286-1021 / (48) 3286-1381

Quer entender um pouco mais? Assista ao vídeo produzido pelo MPSC

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img