24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Santa Catarina se prepara para a campanha de vacinação contra a gripe

spot_img

Santa Catarina se prepara para a campanha de vacinação contra a gripe

spot_imgspot_img

A 15ª edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza acontecerá, em todo o Brasil, entre os dias 15 e 26 de abril. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria Vigilância Epidemiológica (Dive), distribuirá, em Santa Catarina, 1,6 milhão de doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. O sábado, 20, será o “Dia D” da campanha.

Com o slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, a campanha de vacinação será dirigida às pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças de seis meses a 2 anos incompletos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, população carcerária e indivíduos portadores de doenças crônicas. A partir do dia 15 de abril, a vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde dos municípios catarinenses.

“Crianças que tomaram uma ou duas doses da vacina em 2012 receberão uma única dose. As que serão imunizadas pela primeira vez terão de tomar duas doses, sendo a segunda aplicada 30 dias após a primeira”, informa o diretor da Dive, Fábio Gaudenzi.

De acordo com Gaudenzi, a vacina estará disponível para todas as mulheres grávidas, e não há necessidade de comprovação da situação gestacional. Basta que a própria mulher afirme o seu estado de gravidez. O mesmo vale para mães que tiveram seus bebês num período de até 45 dias.

O médico infectologista destaca também que a vacinação será oferecida a toda a população indígena, a partir dos seis meses de idade, assim como para as pessoas com 60 anos ou mais.

Trabalhadores que atuam nos serviços públicos e privados em diferentes níveis de complexidade, voltados para a promoção e assistência à saúde, também serão imunizados gratuitamente. Portadores de doenças crônicas, como asma, hepatites, problemas cardíacos e diabetes, também estão inclusos no programa de vacinação do governo.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img