17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Santa Catarina se prepara para aumento significativo no número de turistas na alta temporada

spot_img

Santa Catarina se prepara para aumento significativo no número de turistas na alta temporada

spot_imgspot_img

O Governo do Estado divulgou nesta quarta-feira, 14, as ações da Operação Veraneio 2015/2016, que contará com a mobilização de 8 mil profissionais da área de segurança e terá cobertura em 157 praias do Estado. Santa Catarina espera receber 8 milhões de turistas durante a próxima temporada de verão, um incremento de 30% em relação aos 6,2 milhões de visitantes da temporada passada. As informações são da assessoria de comunicação do governo estadual. 

O número de turistas esperado é resultado da soma de visitantes estrangeiros, moradores de outros estados brasileiros e também de catarinenses de outras cidades que viajam para o Litoral durante o verão. O secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello  apontou outros indicadores positivos para a temporada: a confirmação de 600 voos charter contra 433 da temporada passada, o crescimento de 41% na venda de pacotes da CVC para Santa Catarina e o incremento de 37% na venda de ingressos para o Parque Beto Carrero World.

O lançamento oficial da Operação Veraneio 2015/2016 será dia 16 de dezembro, na Avenida Beira-Mar Continental, em Florianópolis. Nesta temporada, serão empregados cerca 8 mil profissionais da segurança pública (veja relação abaixo). A Secretaria de Estado da Segurança Pública projeta utilizar cerca de R$ 20 milhões para pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o Litoral, alimentação e pagamento dos guarda-vidas civis.

A parte operacional integrada nos diferentes órgãos de segurança começa no dia 22 de dezembro de 2015 e vai até 29 de fevereiro de 2016. No Corpo de Bombeiros, o período é maior – entre os dias 1º de outubro de 2015 e 1º de maio de 2016. “Durante a temporada mais cheia, entre dezembro e fevereiro, a mobilização é maior. Mas continuamos com o reforço mais tempo, até maio, quando ainda temos visitantes, mesmo que em menor número, porque o perigo não existe apenas quando temos grande fluxo de turistas”, explicou o comandante da corporação, coronel Onir Mocellin.

Na reunião desta quarta, o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, e o presidente em exercício da Casan, Celso José Pereira, também apresentaram investimentos recentes realizados para garantir o completo abastecimento de água e luz durante a temporada de verão, com o aumento significativo da demanda. A Celesc está construindo seis novas subestações e ampliando outras 21. E a Casan está investindo mais de R$ 50 milhões em obras e ações na Grande Florianópolis e na região de Porto Belo e Bombinhas.

Operação Veraneio 2015/2016

Polícia Militar

51 cidades

157 praias

35 balneários

17 estâncias hidrominerais

5.259 policiais militares

881 viaturas

5 aeronaves

Polícia Civil

32 cidades

1.159 policiais civis

2 aeronaves

Corpo de Bombeiros

37 cidades

157 praias

312 postos de guarda-vidas

275 guarda-vidas militares

1.236 guarda-vidas civis

53 embarcações

43 motonáuticas

2 aeronaves

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img