16.6 C
fpolis
sexta-feira, setembro 24, 2021
cinesytem

São José comemora 265 anos nesta quinta-feira

spot_img

São José comemora 265 anos nesta quinta-feira

spot_img

São José está comemorando neste dia 19 de março, 265 anos de fundação. Para marcar a data, a prefeita Adeliana Dal Pont inaugurará a revitalização da Praça Eugênio Raulino Koerich, no bairro Kobrasol, às 11h.  O espaço, que compreende 4,7 mil metros quadrados, foi totalmente revitalizado pela empresa Woa Empreendimentos Imobiliários, dentro do Programa de Adoção de Áreas Públicas. O local ganhou novo projeto paisagístico, iluminação, além de recuperação dos quiosques e das áreas de convivência. Será um novo espaço para trazer mais segurança e bem estar para a população. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São José.

O Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI) receberá uma piscina aquecida que trará mais conforto e ampliará as atividades oferecidas no local. A partir de agora, os idosos poderão fazer hidroginástica, o que representará cerca de 1,2 mil atendimentos mensais. Durante a solenidade, será lançada ainda a unidade móvel do CAD Único, que percorrerá as comunidades de São José para o cadastramento dos moradores.

Dentro das comemorações do aniversário, a prefeita da cidades inaugurou dois centos de educação infantil, um no Loteamento Araucária e outro em Forquilhinha, uma Unidade Básica de Saúde, no bairro São Luiz, e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS i), em Areias.  Além disso, a Secretaria Municipal de Educação iniciou as obras de ampliação do Centro de Educação Infantil São Francisco de Assis e a ampliação e construção de uma quadra coberta no Centro de Educação Municipal Santa Terezinha.

Outras inaugurações já estão marcadas para este ano. No dia 14 de abril, será entregue para a comunidade a Policlínica de Barreiros. Ainda na área da Saúde, a prefeita Adeliana Dal Pont quer concluir neste ano a Policlínica de Forquilhinha, além das unidades básicas de Vista Bela, Potecas e Ceniro Martins. Na Educação, devem ser abertos dois novos CEIs: o CEI Palmares e o CEI Vista Alegre.

História de São José 

O município de São José, localizado na Grande Florianópolis, é o quarto mais antigo de Santa Catarina. Foi colonizado em 1750 por 182 casais açorianos, oriundos das Ilhas do Pico, Terceira, São Jorge, Faial, Graciosa e São Miguel, além de receber, em 1829, o primeiro núcleo de colonização alemã do Estado.

O rápido desenvolvimento, aliado ao aumento populacional e poder econômico, fez com que em 1º de março de 1833, através da Resolução do Presidente da Província, Feliciano Nunes Pires, São José passasse de freguesia a vila (município) e, em 3 de maio de 1856, através da lei Provincial nº 415, é elevada a condição de cidade.

spot_img
spot_img

Leia mais