spot_imgspot_img
Florianópolis, 8 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Sarau Musical movimenta espaço cultural no Pântano do Sul

VariedadesSarau Musical movimenta espaço cultural no Pântano do Sul
spot_img

ACATE é premiada como Hub de Tecnologia do Ano no Startup Awards 2024

A ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) acaba de conquistar,...

Festival Viva o Norte da Ilha movimenta a economia local e celebra sucesso na 5ª edição

Organizado pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), o Festival...

CRM Zummit cresce em 2024 e se consolida como palco de inovação em vendas no Brasil

Evento triplica público e confirma trilhas voltadas para marketing...
spot_img

Compartilhe

A comunidade do Pântano do Sul – região que abriga tradicional colônia de pescadores na Ilha de Santa Catarina – terá oportunidade de ouvir obras clássicas da música erudita, neste sábado (20/06), num concerto com a Camerata do projeto Orquestra-Escola. O Sarau Musical será realizado às 16h, no Espaço Cultural do Balneário dos Açores, com entrada franca. No local haverá também o pré-lançamento do livro Estudos de Clarineta, de autoria do maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira e da clarinetista Susana da Costa Peixoto Braga.

Composta por instrumentos de corda (violino, viola e violoncelo) e de sopro (flauta, clarinete, oboé e trompete), a camerata reúne alunos do Projeto Orquestra-Escola, que é gerido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com patrocínio da Tractebel Energia S.A.

O projeto promove a inclusão social de crianças e jovens estudantes de diversas comunidades, contribuindo para a plena cidadania. Realizado gratuitamente, abrange o ensino musical através de aulas em grupo, estudos individuais orientados, ensaios de naipe, ensaios gerais, estudos bibliográficos, palestras, apresentações e concertos. Após dois anos de formação, o estudante está profissionalizado. Os alunos que conseguem atingir uma melhor preparação ingressam na Orquestra Sinfônica Juvenil e, posteriormente, na própria Orquestra Sinfônica de Florianópolis.

Programa do Sarau Musical

* March in D – G.F. Handel

* Sinfonia nº 27 (1º movimento) – J. Haydin

* Taka-Taka-Polka – J.Strauss

* Suíte and Light – T.Osborne

* Gavotte 1 e 2 – J.S. Bach

* Pequena Serenata – W.A.Mozart

* Suíte Dom Quixote – P. Teleman

*Soneto a 2 – Susana Braga e Carlos A.A. Vieira

* Caixinha de Música (da Suíte D. Maria) – Carlos A.A. Vieira

Serviço:

O quê: Sarau Musical (Camerata do projeto Orquestra-Escola)

Pré-lançamento do Livro Estudos de Clarineta

Quando: Sábado (20/06) – 16h

Onde: Espaço Cultural do Balneário dos Açores

Rua das Ágatas nº 32 – Balneário dos Açores – Pântano do Sul

Quanto: Gratuito

Sobre a obra Estudos de Clarineta

Composto por dois volumes, Estudos de Clarineta foi produzido pelo maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira, em parceria com a clarinetista Susana da Costa Peixoto Braga – ambos atuam no projeto musical, que é gerido pela FCFFC. A obra completa traz um histórico sobre o surgimento desse instrumento de sopro, exercícios e cerca de 40 músicas. Inclui ainda um CD didático-educativo, com o repertório musical, graduado em diferentes níveis de dificuldade, para auxiliar no aprendizado do aluno.

O primeiro volume, dirigido à apresentação solo, será divulgado no Sarau Musical e doado aos alunos do projeto Orquestra-Escola que tocam ou desejam tocar o instrumento. Já o material voltado à formação de duos, e que aborda o uso do clarinete em acompanhamento a outro instrumento musical, ainda está em fase de produção.

Carlos Alberto Angioletti Vieira

Nascido em Florianópolis, numa família de músicos, Carlos Alberto Vieira desde cedo recebeu o incentivo do avô, maestro Sebastião Bousfield Vieira, e do pai, Carlos Vieira, para iniciar os estudos musicais. Tornou-se violinista, violista, regente, compositor e arranjador.

Estudou Regência com os maestros Ernani Aguiar (Rio de Janeiro), Gilberto Bittencourt e Carlos Besen (Florianópolis), Alceu Bocchino e Roberto Duarte (Curitiba). Também teve aulas com o mestre Shinichi Suzuki, no Japão, tornando-se um dos pioneiros no ensino do Método Suzuki na América do Sul, e introduzindo-o em Santa Catarina.

Em 1986, criou a orquestra do projeto Espiral, em Florianópolis, formado por crianças e adolescentes, e fundou a Camerata Arcos. E 1993, fundou a Orquestra Municipal de Florianópolis, atual Sinfônica, e é também fundador da Camerata Vieira, e do Conjunto Tocata Vieira – grupos integrados basicamente por membros da família.

Desde 2002 desenvolve junto à Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes um extenso programa de educação e formação musical para crianças e jovens, o qual originou o projeto Orquestra-Escola. Atualmente, o maestro Carlos Alberto dirige também a Orquestra Sinfônica Juvenil, formada pelos alunos e professores do projeto Orquestra-Escola, e é regente da Orquestra Sinfônica de Florianópolis.

Susana da Costa Peixoto Braga

Natural de Porto, em Portugal, Susana da Costa Peixoto Braga veio para o Brasil em 1999, onde desenvolveu atividades musicais na Orquestra Instrumental com flautas-doces (soprano, contralto e tenor), até 2003, na comunidade Figueira, em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. Nesse período, atuou também como professora de musicalização, flauta-doce e teoria musical para crianças e adultos, atividades que desenvolveu paralelamente aos estudos de clarineta no Conservatório de Lavras (MG).

Foi clarinetista na Orquestra Instrumental da Comunidade Ecumênica Internacional de Taizé, na França, de 2002 a 2003, onde realizou atividades musicais e serviços sociais como voluntária. De volta a Florianópolis ingressou como clarinetista titular na Orquestra Sinfônica de Florianópolis, conhecida como Orquestra Municipal, sob a regência do Maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira.

Em 2008, foi convidada a integrar a equipe de professores do projeto Orquestra-Escola, gerido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), coordenando a Oficina de Clarinete. Integra ainda a Orquestra Sinfônica Juvenil do mesmo projeto, sob regência do Maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira. É também diretora do Centro Educacional Infantil Jardim dos Limões, fundado em 2005, onde atua como educadora, adotando a Pedagogia Waldorf – na qual é graduada.