15.6 C
fpolis
quinta-feira, outubro 21, 2021
cinesytem

SC recebe equipamentos para operar sistema de combate à fraude e desperdício

spot_img

SC recebe equipamentos para operar sistema de combate à fraude e desperdício

spot_img

A Secretaria da Fazenda de Santa Catarina recebe nesta terça-feira, 25, em Florianópolis, representantes da Controladoria Geral da União (CGU) para a entrega dos equipamentos que integram o Observatório da Despesa Pública.

Considerado a malha fina dos gastos públicos, o Observatório será implantado no Estado em uma parceria pioneira com o Governo Federal para melhoria da qualidade das despesas, prevenção da corrupção e aprimoramento da gestão pública.

O secretário da Fazenda, Nelson Serpa, e o diretor de Auditoria Geral, Augusto Piazza, acompanharão a entrega que será feita pelo secretário de Prevenção da Corrupção e Informação Estratégica da CGU, Mário Vinícius Claussen Spinelli, e pelo coordenador do Observatório da Despesa Pública da Controladoria, Luciano Trindade Altoé.

O Observatório da Despesa Pública tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento do controle interno e funcionar como ferramenta de apoio à gestão pública. Os resultados gerados pela unidade servem como insumo para realização de auditorias conduzidas pela Diretoria de Auditoria Geral da Secretaria da Fazenda, bem como para informar aos gestores sobre indicadores gerenciais relativos aos gastos públicos.

Aliando metodologia de auditoria à tecnologia de ponta, o ODP.nano conseguirá detectar situações consideradas estranhas, como a existência de relações pessoais entre sócios de uma empresa e os servidores do órgão que a contratou, por exemplo, permitindo que os técnicos atuem de forma célere e preventiva.

spot_img
spot_img